Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como ver o eclipse solar anular de 14 de outubro pela internet

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Outubro de 2023 às 09h15

Link copiado!

ipicgr/Pixabay
ipicgr/Pixabay

Um eclipse solar acontece em 14 de outubro, sendo visível em diferentes lugares do mundo — inclusive no Brasil. O fenômeno vai ser do tipo anular em algumas regiões do nosso país, e nas demais, vai ser um eclipse solar parcial.

O aguardado fenômeno começa durante a manhã do dia 14, sendo visível primeiro por quem estiver no litoral oeste dos Estados Unidos. Ao longo do dia, o eclipse vai ser visto nos demais países do continente americano — no caso do Brasil, o fenômeno pode ser observado entre o início da tarde e durante o pôr do Sol.

Continua após a publicidade

Os eclipses solares acontecem quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, cobrindo o disco solar total ou parcialmente. Já o eclipse solar anular ocorre quando nosso satélite natural está no ponto mais distante da Terra em sua órbita, parecendo ser menor que o Sol no céu. Por isso, a Lua deixa apenas a borda do Sol visível, formando o chamado "anel de fogo".

Em grande parte do país, o eclipse observado vai ser do tipo parcial. A anularidade vai ser visível em uma faixa estreita, que passa pelos estados:

  • Amazonas;
  • Pará;
  • Maranhão;
  • Piauí;
  • Ceará;
  • Tocantins;
  • Paraíba.

Vale lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol durante o fenômeno, já que a exposição direta à luz solar causa danos irreversíveis à retina. Para observar o eclipse em segurança, é necessário usar filtros adequados ou métodos de observação indireta.

Continua após a publicidade

Como ver o eclipse solar anular online

Diferentes instituições vão transmitir o eclipse solar no YouTube. A live do Observatório Nacional, por exemplo, começa às 11h30 no horário de Brasília, exibindo o fenômeno nos Estados Unidos e seu início no Brasil, por volta das 15h.

Outra opção é conferir a live da NASA a partir das 12h30. A transmissão da agência espacial norte-americana vai contar com a participação de cientistas solares e respostas de perguntas do público enviadas no chat.

Continua após a publicidade

Por fim, o site timeanddate.com vai exibir imagens do início ao fim do fenômeno a partir das 11h30, no horário de Brasília.