Como é a rotina dos astronautas "presos" na ISS após problemas na nave Starliner
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

Butch Wilmore e Suni Williams, os astronautas da NASA que foram à Estação Espacial Internacional (ISS) na espaçonave Starliner, têm passado dias bastante agitados no laboratório orbital. Eles deveriam ter ficado apenas 10 dias por lá, mas já somam mais de 70 dias em órbita devido a problemas no veículo da Boeing,
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- NASA deve decidir em breve quando astronautas da Starliner vão voltar à Terra
A Starliner apresentou uma série de problemas técnicos, inclusive em seu sistema de propulsão. Por enquanto, os oficiais da NASA não chegaram a um consenso sobre a causa dos ocorridos e nem determinaram se vão autorizar a Starliner a voltar para a Terra com os astronautas a bordo.
Apesar de tantas incertezas no momento, não pense que Wilmore e Williams foram pegos de surpresa. Ambos são ex-pilotos de teste da Marinha dos Estados Unidos e têm experiência em programas experimentais e missões longas, os principais motivos pelos quais foram escolhidos para esta missão.
Enquanto a agência espacial avalia a situação, Wilmore e Williams estão com a agenda repleta de atividades em órbita. Segundo Dana Weigel, gerente de programa do laboratório orbital, a dupla foi completamente treinada para executar as tarefas por lá.
Isso significa que eles estão trabalhando em manutenções e experimentos científicos. Se houver a necessidade de alguma atividade extraveicular com Wilmore e Williams, há trajes especiais à disposição. Além disso, a ISS sempre tem suprimentos suficientes para pelo menos quatro meses de estadia em órbita.
Agora, resta aguardar a decisão da NASA para retorno da dupla. Uma possibilidade é que voltem à Terra com a nave Dragon da missão Crew-9, mas neste caso eles retornariam somente em 2025. Outra opção é voltarem a bordo da Starliner.
Fonte: Space.com