Publicidade

Como a NASA escolhe os nomes das rochas em Marte?

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Reprodução/NASA/VIKING 1
Reprodução/NASA/VIKING 1
Tudo sobre NASA

Você já se perguntou de onde vêm os nomes das rochas em Marte? Tina Seeger, geóloga que colabora nas equipes das missões dos rovers Curiosity e Perseverance, conta que os nomes das formações no Planeta Vermelho já foram escolhidos aleatoriamente. Hoje, isso mudou.

Seeger explica que, durante a década de 1990, os cientistas escolhiam os nomes das rochas marcianas sem usar critérios específicos, tomando como base o que veio à mente no momento. “É por isso que temos nomes bobos, como ‘Barnacle Bill’ [e] ‘Indiana Jones'", recordou. Os critérios começaram a mudar com as equipes dos rovers Spirit e Opportunity, que passaram a usar nomes que descreviam as formações estudadas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, os cientistas trabalham com duas categorias principais de nomes, que incluem nomenclaturas oficiais e apelidos. “Os nomes oficiais são designados pela União Astronômica Internacional, que tem diretrizes rígidas para [os nomes] de formações em todo o Sistema Solar”, acrescentou ela.

De forma geral, podemos dizer que pequenas crateras de Marte devem receber nomes inspirados em pequenas cidades. Já as estruturas geológicas menores, como rochas e penhascos, recebem apelidos não oficiais, escolhidos pelas equipes das missões. E, às vezes, os nomes podem vir de outras inspirações, como aconteceu com uma rocha que recebeu o apelido Rolling Stones Rock, em homenagem à banda de rock The Rolling Stones.

Nomes das rochas em Marte

Quando o assunto são os nomes das rochas em Marte, a equipe de cada missão escolhe nomes diversos: os cientistas do rover Curiosity dão nomes de lugares da América do Sul e Escócia, e os do Perseverance, de parques nacionais em todo o mundo. Mas como isso funciona na prática?

Por exemplo, no momento, o Perseverance está estudando as rochas na borda da cratera Belva. Esta formação tem o nome de uma cidade no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, que homenageia Belva Ann Lockwood. Ela foi a primeira advogada norte-americana a se candidatar à presidência.

Enquanto isso, o rover Curiosity coletou recentemente uma amostra rochosa de um local chamado Ubajara, registrado na foto do tuíte acima. A região recebeu um apelido não oficial, inspirado no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará.

“Assim como na Terra, os geólogos de Marte dependem de nomes familiares nos mapas para entender a paisagem e se comunicar uns com os outros sobre as rochas vistas pelos rovers”, acrescentou Seeger.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA