Publicidade

Cinco novos meteoritos são encontrados na Antártida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Janeiro de 2023 às 16h07

Link copiado!

Maria Valdes
Maria Valdes

Uma equipe de pesquisadores de diferentes países encontrou cinco novos meteoritos na Antártida — um deles, inclusive, pesa 7,7 kg. Apesar de ser um dos lugares mais extremos do planeta, o clima seco da Antártida ajuda na preservação dos meteoritos, que se destacam facilmente em meio à paisagem congelada local.

A cientista Maria Valdes estima que, dos 45 mil meteoritos já recuperados da Antártida nos últimos 50 anos, cerca de 100 deles são como o de 7,7 kg, ou maiores. “O tamanho não necessariamente importa nos meteoritos, e mesmo os pequenos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente”, disse. “Mas, claro, encontrar um meteorito grande como esse é raro, e muito empolgante”.

Continua após a publicidade

Eles foram os primeiros a explorar possíveis novos locais com meteoritos por meio de imagens de satélite. “Ir em uma aventura explorando áreas desconhecidas é empolgante, mas também tivemos que lidar com o fato de que a realidade em solo é muito mais difícil do que a beleza das imagens de satélite”, disse Vinciane Debaille, líder da missão.

Agora, os cinco meteoritos recuperados serão analisados no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. Já os sedimentos com possíveis micrometeoritos foram divididos entre os membros da equipe, para que sejam analisados em suas respectivas instituições.

A maioria dos meteoritos vem de asteroides, mas alguns deles são rochas da superfície de outras planetas. Como eles podem ajudar os pesquisadores a entender melhor nosso lugar no universo, Valdes está ansiosa para saber o que as análises deles vão revelar. “Quanto maior a amostra que tivermos deles, melhor podemos entender nosso Sistema Solar e nós mesmos”, finalizou.

Fonte: Field Museum