Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chuva de meteoros Perseidas: veja o pico neste fim de semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Agosto de 2023 às 13h17

Link copiado!

 Prokhor Minin/Unsplash
Prokhor Minin/Unsplash

A chuva dos meteoros Perseidas promete trazer meteoros brilhantes nos próximos dias. Ela está ativa desde o mês de julho, mas seu pico deve acontecer durante a madrugada de domingo (13), proporcionando vários rastros luminosos riscando o céu.

O nome das chuvas de meteoros depende do radiante delas, ou seja, a direção de onde os meteoros parecem vir. No caso das Perseidas, o radiante fica na direção da constelação Perseus, o Perseu, que começa a ficar visível para nós a partir das 2h50, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Quem quiser acompanhar o auge do fenômeno vai precisar dormir um pouco mais tarde. O pico, previsto para acontecer às 4h58 do dia 13, deve proporcionar até 90 meteoros por hora para observadores no hemisfério norte.

Apesar de esta chuva ser melhor observada no hemisfério norte, isso não significa é impossível vê-la no sul. A partir das 5h, a constelação Perseus vai estar visível na direção norte, e há chances de observarmos algum meteoro brilhando no céu.

Durante a chuva Perseidas do ano passado, a Lua estava na fase cheia e seu brilho interferiu nas observações. A boa notícia é que, neste ano, nosso satélite natural vai estar na fase crescente, nascendo no céu por volta das 4h da madrugada.

A chuva de meteoros Perseidas

Esta é uma chuva de meteoros anual, que ocorre quando a Terra atravessa uma nuvem de fragmentos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. O cometa foi descoberto em 1862 pelos astrônomos Lewis Swift e Horace Tuttle, e se aproximou da Terra pela última vez em 1992.

O núcleo dele mede cerca de 26 km de diâmetro, tornando o Swift-Tuttle o maior objeto conhecido que se aproxima da Terra repetidamente. A próxima visita dele está prevista para acontecer em 2126.

Conforme os pedacinhos do cometa atravessam a atmosfera terrestre, eles são queimados pelo atrito com o ar e produzem belas emissões de luz. Normalmente, os meteoros Perseidas viajam pela atmosfera a mais de 214 mil km/h. A maior parte deles é pequena, com tamanho comparável ao de um grão de areia, e pouquíssimos conseguem chegar ao solo.