Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China procura cientistas para projeto de nave espacial que poderá medir 1 km

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Agosto de 2021 às 19h30

Link copiado!

Thomas Budach/Pixabay
Thomas Budach/Pixabay

Conforme a China avança em seus planos para avançar na exploração espacial e realizar missões tripuladas de longo prazo, o país está trabalhando no projeto de uma nave que pode chegar a 1 km de extensão. Essa nave teria grande capacidade de armazenar recursos, permitindo a estadia em órbita durante longos períodos e, assim, contribuindo para a exploração espacial. A ideia já existe há alguns anos e, agora, a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China está em busca de cientistas que descubram como levar uma estrutura tão massiva à órbita.

A proposta da nave gigantesca foi apresentada pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, uma agência de pesquisa gerenciada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, durante a divulgação das diretrizes para o primeiro grupo de grandes projetos apoiados durante o 14º Plano Quinquenal. O grupo conta com projetos de áreas diversas que receberão US$ 2,3 milhões para seu desenvolvimento; todos são extremamente importantes, mas o que atraiu o interesse do público foi essa grande estrutura espacial.

Continua após a publicidade

O guia do projeto descreve que a nave gigante teria que ser construída através do design modular estrutural, com lançamentos múltiplos e construção realizada diretamente no espaço, já que seria pesada e grande demais para ser lançada de uma só vez. "[Uma nave assim] é uma grande estratégia de equipamento para o uso futuro de recursos espaciais, exploração dos mistérios do universo e estadias de longo prazo em órbita", descreve o projeto. Agora, a agência está à procura de cientistas para estudar a mecânica da empreitada em um projeto de cinco anos.

Por enquanto, o projeto ainda é uma "pré-pesquisa", ou seja, está em uma etapa que envolve vários cálculos e pode levar um longo tempo para sair do papel. Mesmo assim, algumas características já podem ser adiantadas: a super nave iria precisar de uma estrutura leve, que reduza ao máximo a quantidade de lançamentos para a construção e os custos envolvidos. Além disso, a estrutura teria que ter projeto controlável, que permita controle de deformação e de vibração.

De acordo com os requisitos, o custo do projeto deverá ficar em torno de 15 milhões de yuans, e terá objetivos científicos como a proposta de uma nova teoria para estruturas mais leves, capazes de atender requisitos de dinâmica em órbita, estabelecimento de um novo modelo de dinâmica de acoplagem para o processo de montagem, evolução do processo de montagem de estruturas aeroespaciais de grandes dimensões, entre outros.

Por enquanto, este é um projeto de ambição tão grande quanto o tamanho da nave que propõe, o que não significa, necessariamente, que seja impossível de executar — afinal, a Estação Espacial Internacional, que mede cerca de 110 m, mostra que grandes estruturas podem, sim, ser montadas em órbita. O laboratório orbital foi construído em parceria com 16 países, e exigiu 42 voos de montagem; segundo a NASA, a maior parte deles foi feita pelos ônibus espaciais.

Continua após a publicidade

Fonte: 163, South China Morning Post