Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China quer criar nave hipersônica para conectar as futuras colônias de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Setembro de 2021 às 17h40

Link copiado!

SpaceX/Pexels
SpaceX/Pexels

Enquanto a China segue com planos ambiciosos para estabelecer a presença humana em Marte, uma equipe de cientistas criou um conceito de nave hipersônica que seria usada para viajar entre futuras colônias do planeta. A nave em questão seria um drone que pesaria cerca de 500 kg e poderia viajar a cinco vezes a velocidade do som, em altitude de cruzeiro de 5.000 m. Contudo, vale lembrar que o projeto está em uma etapa bastante inicial e ainda deverá levar algumas décadas para se tornar realidade, caso realmente saia do papel.

Segundo Xu Xu, professor da Universidade de Beihang que desenvolveu o conceito junto de outros pesquisadores, não seria tão simples realizar um voo hipersônico em Marte quanto é na Terra, mas isso não significa que seja impossível. De acordo com os cálculos dele, a nave poderia viajar pela superfície de Marte a distâncias de 1.000 km em velocidade cinco vezes maior que a do som — na Terra, essa velocidade é de 340 m/s; já no Planeta Vermelho, essa velocidade é de aproximadamente 240 m/s.

Continua após a publicidade

O drone hipersônico seria alimentado com combustível de magnésio porque há pouquíssimo oxigênio em Marte. Entretanto, ele destaca também que há mais inúmeros desafios pela frente para o projeto virar realidade e poder, de fato, conectar as futuras colônias que estejam no planeta e permitir que compartilhem recursos, conforme foi proposto. “O primeiro voo hipersônico em Marte pode não acontecer nos próximos 30 anos, porque há vários desafios técnicos a serem resolvidos”, explicou Xu.  

Para essa conexão acontecer, o drone teria que ser grande o suficiente para transportar pessoas e, quem sabe, suprimentos. Além disso, essa nave conceitual teria design aerodinâmico que lembra um míssil de cruzeiro, e poderia chegar à altitude de cruzeiro de 5.000 m, abaixo daquela alcançada em voos comerciais devido à densidade do ar de Marte. Por isso, o drone teria que desviar de algumas formações altas demais, que podem ser perigosas. De acordo com o professor, a equipe está agora na etapa de "prontidão de tecnologia nível três" para pesquisarem formas de provar a viabilidade do conceito. 

Para isso, um protótipo de pequena escala seria testado em um túnel de vento, que iria liberar dióxido de carbono para simular o ambiente de Marte. Em 2035, as autoridades chinesas esperam construir uma nave hipersônica que possa transportar 10 passageiros para qualquer lugar na Terra em apenas 1 hora; depois, em 2045, o país já espera ter uma frota de aviões espaciais para levar cerca de 10.000 passageiros para a órbita da Terra ou para destinos além, como a Lua ou Marte. 

Fonte: Futurism, South China Morning Post