China produziu água a partir do solo da Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

Cientistas da China descobriram um novo método para produzir grandes quantidades de água. Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências descobriram que os minerais no solo lunar coletado pela missão Chang’e 5, em 2020, têm grandes quantidades de hidrogênio que, ao reagirem com outros elementos, produzem vapor d’água.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Conheça a trajetória das missões Chang'e, que levaram a China à Lua
Com o método, uma tonelada de solo lunar pode produzir de 51 a 76 kg de água. A quantidade é equivalente a mais de 100 garrafas de 500ml, sendo suficiente também para o consumo diário de 50 pessoas.
Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, pesquisadores do país passaram três anos realizando pesquisas e verificações, até que encontraram o novo método. Ainda de acordo com a emissora, o sistema deve fornecer uma base de projeto importante para a construção de futuras estações lunares de pesquisa científica e estações espaciais.
A importância de produzir água com recursos lunares vai muito além da importância dela para a presença humana permanente por lá. Bill Nelson, administrador da NASA, declarou à rede de rádio norte-americana NPR que a água encontrada em nosso satélite natural pode ser usada para criar combustíveis de foguetes, permitindo missões a Marte e a destinos ainda mais distantes.
O anúncio veio no mesmo momento em que cientistas chineses vêm realizando experimentos com as amostras obtidas recentemente pela Chang’e 6. Diferentemente da sua antecessora, a missão Chang’e 6 coletou o material do lado oculto da Lua, aquele que nunca pode ser visto da Terra.
Fonte: Reuters