Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China detalha planos para levar seus astronautas à Lua até 2030

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Maio de 2023 às 16h46

Link copiado!

Mike Petrucci/Unsplash
Mike Petrucci/Unsplash

A China quer levar seus astronautas à Lua até o fim desta década e já está trabalhando para transformar o plano em realidade. Nesta segunda (29), Lin Xiqiang, diretor adjunto da agência espacial chinesa CMSA, afirmou em uma conferência que o país deu início à etapa de pouso lunar de seu programa de exploração tripulada da Lua.

De forma geral, a China planeja levar seus primeiros astronautas à Lua até 2030, e quer também realizar explorações científicas e experimentos por lá. Xiqiang afirmou que, para cumprir os objetivos, a CMSA começou o trabalho de planejamento, pesquisa e construção com base em avanços tecnológicos anteriores e soluções.

“Isso inclui o desenvolvimento de uma nova geração de foguetes tripulados, o veículo lançador Long March 10, uma nova geração de naves espaciais tripuladas, um lander lunar, trajes lunares e outros produtos espaciais”, observou. O foguete Long March 10 vai ter três estágios, e seu primeiro teste de voo deve acontecer em 2027.

Continua após a publicidade

Em sua fala, Lin mencionou um plano de pouso lunar que incluiria dois astronautas; a dupla vai descer à superfície lunar por meio de um sistema de descida em estágios, diferente daquele usado pela NASA durante o programa Apollo. Eles devem permanecer cerca de seis horas na superfície da Lua, enquanto outro tripulante permaneceria em um módulo de serviço na órbita lunar.

Por fim, ele destacou que a China vai precisar dominar tecnologias essenciais, como a viagem de ida e volta ao nosso satélite natural, a permanência de curto prazo na superfície lunar, o uso de robôs para auxiliar na exploração lunar e mais. Segundo ele, novos locais de lançamentos e de testes já estão sendo construídos para os futuros projetos.

Fonte: Xinhua; Via: SpaceNews