Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China colocou a 1ª bandeira nacional no lado oculto da Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Junho de 2024 às 06h00

Link copiado!

CLEP/CNSA
CLEP/CNSA

A sonda Chang’e 6, da China, coletou as tão desejadas amostras do lado afastado da Lua. Mas, antes de iniciar a viagem de volta à Terra, a espaçonave aproveitou alguns momentos para exibir a bandeira nacional na misteriosa região, que nunca pode ser vista daqui. 

Você já deve ter percebido que vemos sempre a mesma face da Lua aqui na Terra. Pois bem, esta face é o lado próximo do nosso satélite natural; o outro, que fica oculto na nossa perspectiva, é chamado de lado afastado

Foi para lá que a China enviou sua missão Chang’e 6 — mais especificamente, para a Bacia do Polo Sul-Aitken, a bacia de impacto mais antiga na superfície lunar. Segundo a agência espacial chinesa CNSA, o braço robótico da sonda ergueu a bandeira chinesa após coletar as amostras.

Continua após a publicidade

A bandeira é feita de rochas basálticas vulcânicas. “As rochas foram esmagadas, derretidas e transformadas em filamentos com cerca de 30% da espessura do diâmetro de um fio de cabelo; depois, foram organizadas em fios e transformadas em tecido”, explicou o engenheiro Zhou Changyi.

O material não foi escolhido por acaso. “A superfície lunar é rica em basalto”, acrescentou Zhou. “Como vamos construir uma base lunar no futuro, provavelmente vamos precisar transformar o basalto em fibras e usá-lo como material de construção”, disse. 

A chegada da missão no lado lunar afastado no domingo (2), bem como o hasteamento da bandeira, mostram o quão longe o programa espacial do país chegou. O feito é histórico, mas não pense que os desafios acabaram: agora, a China precisa trazer as amostras à Terra. Se tudo correr bem, o material deve chegar ao nosso planeta nas próximas semanas.

Fonte: CNN