Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete é lançado da Base de Alcântara como parte de treinamento operacional

Por| 26 de Junho de 2020 às 10h42

Link copiado!

Cabo Borges, Soldado Alberto e Soldado Lopes Coelho/CLA
Cabo Borges, Soldado Alberto e Soldado Lopes Coelho/CLA

Às 17h52 da quinta-feira (25), aconteceu um lançamento de foguete no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento fez parte da Operação Falcão I/2020, com um Foguete de Treinamento Básico (FTB) que faz parte de um treinamento operacional das equipes envolvidas.

A Operação Falcão I/2020 teve como principais objetivos testar comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos a partir de Alcântara. O foguete atingiu uma altitude máxima de 30 quilômetros em apenas 1 minuto e 15 segundos, com tempo total de voo ficando em 2 minutos e 44 segundos.

Na tarde de hoje (25/6), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) da FAB lançou um Foguete de Treinamento Básico (FTB)....

Posted by Força Aérea Brasileira on Thursday, June 25, 2020
Continua após a publicidade

De acordo com o Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, diretor do CLA, o teste de ontem serviu para preparar o local para atividades de grande porte, mostrando que tudo está funcionando devidamente e que Alcântara está pronta para missões mais parrudas.

O foguete FTB usa combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas, empregando um casulo reutilizável que, depois de reparos, pode ser usado novamente em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento. A Operação Falcão tem apoio da Agência Espacial Brasileira e foi a primeira a ser realizada no CLA neste ano de 2020. O lançamento, contudo, não envolveu cargas úteis científicas, sendo apenas uma missão de teste operacional.

O CLA, com o apoio da AEB, fez seu primeiro lançamento do ano hoje (25/06). A Operação Falcão teve início no dia 22 e...

Posted by Agência Espacial Brasileira - AEB on Thursday, June 25, 2020

Fonte: FAB