Publicidade

Buraco negro no coração da Via Láctea é cercado por "tornados cósmicos"

Por  | 

Compartilhe:
EHT Collaboration
EHT Collaboration

Parece que Sagittarius A*, o buraco negro no coração da Via Láctea, está cercado por fenômenos que são como tornados cósmicos. A descoberta foi feita por pesquisadores que analisaram os dados do radiotelescópio ALMA, e conseguiram entender melhor os ciclos de criação e destruição que ocorrem no centro da nossa galáxia. 

O Atacama Large Millimeter/ submillimeter Array (ALMA) é composto por uma rede de radiotelescópios instalados no Chile. O instrumento tem tanta sensibilidade que revelou com grande nitidez os mistérios da chamada zona centra molecular (CMZ), no interior da Via Láctea. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que acontece é que os cientistas já sabiam que a região é repleta de moléculas de gás, envoltas o tempo inteiro em ciclos de formação e destruição. No entanto, o mecanismo por trás deste processo permaneceu oculto. 

Com o ALMA, os pesquisadores descobriram um novo tipo de estrutura filamentar longa e estreita ali. Eles suspeitam que as interações entre o ambiente e os filamentos produzem ondas de choque, que contêm pistas importantes sobre os processos na CMZ. 

“Podemos imaginá-los como tornados espaciais: são fluxos violentos de gás, que se dissipam rapidamente e distribuem materiais no ambiente de forma eficiente”, descreveu a equipe de Kai Yang, que analisou os filamentos. Ainda não se sabe exatamente como estas estruturas são formadas, mas é provável que tenham relação com os choques.  

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com