Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro tira foto da nave BepiColombo no céu noturno e ganha concurso da ESA

Por| 01 de Maio de 2020 às 17h00

Link copiado!

S. Silva/ESA
S. Silva/ESA

Pouco antes de partir, de vez, rumo ao planeta Mercúrio, a sonda BepiColombo, lançada em 2018 como fruto de uma parceria entre a JAXA (a agência espacial japonesa) e a ESA (a agência espacial europeia), fez um último sobrevoo pela Terra. Isso aconteceu no início de abril, e a ESA então convocou astrônomos amadores e astrofotógrafos a observarem a última passagem da sonda por aqui — tirando fotos para participarem de um concurso. Agora saiu o resultado, e um brasileiro foi o vencedor. Sua foto foi eleita pela ESA como a melhor imagem que registrou os momentos finais da BepiColombo perto de nosso planeta.

Mais de 30 pessoas participaram do concurso, com o jurado sendo composto por especialistas envolvidos na missão da BepiColombo na ESA. Três foram os vencedores: um pela melhor foto, outro pela melhor sequência de imagens, e mais um por uma última "espiadinha". O brasileiro Sérgio Silva, morador de Porto Feliz (interior de São Paulo), foi quem venceu como o autor da melhor foto. A ESA conta que a foto de Sérgio foi tirada nas primeiras horas do dia 10 de abril, e ele fotografou a sonda passando à frente da Nebulosa da Cabeça de Cavalo Azul (ou IC 4592).

Veja:

Continua após a publicidade

"A sonda em movimento é visível como uma série de quatro linhas diagonais cruzando o quadro da parte superior esquerda para a parte inferior direita, em um campo de estrelas", explica a agência espacial. Para tirar essa imagem vencedora, Sérgio fez quatro exposições de 15 segundos em 3 horas de observação. Para isso, ele usou um telescópio Celestron C11 Edge HD com uma lente Hyperstar, uma montagem iOptron CEM60 e uma câmera ZWO ASI071MC-Pro.

Já quem ganhou como a melhor sequência de imagens, apresentadas em um vídeo, foram os londrinos Guy Wells e Daniel Bamberger, que fizeram a observação também no dia 10 de abril, pelos Northolt Branch Observatories. As imagens mostram a BepiColombo se movendo através de um campo estelar, sendo uma espécie de "convidada" no "cemitério" de um satélite geoestacionário já desativado.

Continua após a publicidade

E o prêmio para a última "espiadinha" na BepiColombo foi dado para o observatório do Rikubetsu Space and Science Museum, no distrito de Ashoro, no Japão. A imagem, tirada no dia 19 de abril, mostra a BepiColombo como um pontinho em meio às trilhas deixadas pelo movimento de estrelas distantes, numa imagem de longa exposição. O júri apreciou que o pessoal do observatório tentou fotografar a sonda até seus últimos momentos em que esteve próxima da Terra, nove dias depois de sua máxima aproximação final.

No dia 10 de abril, a BepiColombo esteve a apenas 12.689 km acima da superfície da Terra, quando fez uma manobra de sobrevoo para ser impulsionada pelas forças gravitacionais do planeta, a fim de acelerar sua velocidade rumo a Mercúrio — o primeiro e menor planeta do Sistema Solar que será visitado pela sonda em 2025. Mas, antes disso, ela fará um sobrevoo pelo planeta Vênus, o que vai acontecer em outubro de 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA