Boeing tentará lançar nave Starliner mais uma vez em maio deste ano

Boeing tentará lançar nave Starliner mais uma vez em maio deste ano

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 15 de Abril de 2022 às 15h45
BoeingSpace/Twitter

A Boeing finalmente anunciou uma data para lançar a Orbital Flight Test (OFT-2), missão de teste com a sua nave Starliner, agora prevista para decolar em 19 de maio. O voo lançará a nave não tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS) antes de ser usada para enviar astronautas como parte do Commercial Crew Program, da NASA, que já conta com a SpaceX no transporte de astronautas norte-americanos à órbita da Terra.

O anúncio foi feito pela Boeing na quinta-feira (14) e, segundo a empresa, a OFT-2 está prevista para ser lançada no dia 19 de maio, por volta das 19h54 (horário de Brasília), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

A nave Starliner fará uma viagem não tripulada para a ISS (Imagem: Reprodução/Boeing)

Como bem indica o nome da missão, a OFT-2 será a segunda tentativa de lançamento da nave Starliner. Em dezembro de 2019, no primeiro teste, a nave conseguiu chegar ao espaço, mas uma falha em seu sistema não a permitiu alcançar a órbita programada. Mesmo assim, a Starliner voltou em segurança para a superfície, recuperada no Campo de Teste de Mísseis de White Sands, no Novo México.

Em julho de 2021, a Boeing tentou lançar a missão OFT-2. No entanto, a nave apresentou um problema na válvula do sistema de propulsão, o que levou à suspensão da atividade. Desde então, a empresa iniciou uma investigação aprofundada para descobrir o motivo da falha. No final do ano passado, a Boeing anunciou que substituiria o módulo de serviço para o OFT-2 e, então, faltaria apenas um espaço para receber a nave na ISS.

Nave Starliner acoplada no topo do foguete Atlas V (Imagem: Reprodução/NASA/Kim Shiflett)

Nos últimos meses, a ISS tem recebido diversas missões seguidas, entre operações de reabastecimento da unidade orbital, bem como a primeira missão totalmente privada para lá, a Ax-1, lançada no último dia 8 de abril. Só agora surgiu um espaço para lançar a Starliner rumo a estação.

A nave será lançada por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), a partir do bloco SLC-41 da ULA na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. No dia 3 de maio, NASA e Boeing realizarão uma conferência para detalhar a missão.

Fonte: Boeing

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.