Publicidade

Boa, SpaceX! Starship SN15 pousa em segurança após teste de voo perfeito

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Maio de 2021 às 10h55

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Por volta das 19h24 (horário de Brasília) de quarta-feira (5), a SpaceX realizou mais um teste com um protótipo de seu foguete Starship. Chamado de Serial No. 15 (SN15), o foguete atingiu cerca de 10 km de altitude acima da base de testes da empresa em Cameron County, no Texas, e, aproximadamente seis minutos após a decolagem, o SN15 pousou em grande estilo e com sucesso absoluto — sem explodir, como seus antecessores. Desde 9 de dezembro do ano passado, quatro outros protótipos passaram por testes de voo, mas acabaram explodindo minutos depois de decolar, ou logo após pousar.

Para colocar o foguete de aço inoxidável de 50 metros de altura no ar, foram usados três motores Raptor, que consomem metano e oxigênio líquido, até o momento em que o SN15 atingiu o ponto mais alto de sua trajetória. Então, os motores foram desligados, e entraram em ação os propulsores de gás frio usados para manobrar a nave, de modo que ela ficasse em posição horizontal. Neste momento, o veículo começa a descer. Antes que o SN15 chegasse ao chão, os motores foram religados para colocá-lo em posição vertical e, enfim, o protótipo tocou o solo suavemente e em total segurança.

Continua após a publicidade

O SN15 estreou algumas atualizações de design. Segundo Elon Musk, o veículo apresenta centenas de melhorias em estruturas, motores e software. Em comunicado oficial, a SpaceX disse que essas melhorias permitirão mais velocidade e eficiência durante o voo. Entre elas, um novo conjunto de aviônicos (a parte elétrica envolvida no lançamento da nave) aprimorados, arquitetura de propelente na saia da traseira e um novo design e configuração do motor Raptor.

O SN15 não apenas executou com grande sucesso sua decolagem, como também seu pouso — realizados sem qualquer imprevisto ou falha. E, apesar das explosões anteriores, estes testes são fundamentais para fornecer uma compreensão do desenvolvimento de todo o sistema envolvido no lançamento do veículo, inclusive a performance dele, rumo a uma versão final completa e verdadeiramente segura.

Mas os planos da SpaceX não param por aí, pois a empresa já veme desenvolvendo seu mais potente lançador, chamado de Super Heavy, o qual será capaz de colocar o Starship no espaço. Por isso, os testes com novos protótipos continuarão ao longo deste ano. Espera-se que o protótipo SN20, por exemplo, já seja capaz de voar pela baixa órbita da Terra e, para isso, ele será protegido por um escudo térmico capaz de aguentar as altas temperaturas durante a reentrada na atmosfera.

Continua após a publicidade

Abaixo, você assiste à reprise de todo o evento de lançamento do SN15, incluindo o belo voo e o pouso histórico:

Fonte: Spaceflight Now