Avião espacial Dream Chaser vai levar experimento científico à ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Setembro de 2022 às 16h25

Reprodução/NASA

A Sierra Nevada Corp. anunciou uma parceria com a Yuri, uma empresa alemã de biotecnologias espaciais, para levar experimentos científicos variados à Estação Espacial Internacional (ISS). Os experimentos serão levados com o avião espacial Dream Chaser, da subsidiária Sierra Space, em 2024.

A versão não-tripulada do avião espacial Dream Chaser pode levar mais de 5 toneladas de cargas pressurizadas e não pressurizadas à ISS, como alimentos, água, suprimentos e experimentos científicos. O avião foi projetado para ter alta reusabilidade, e pode ser lançado com diferentes veículos lançadores.

Por meio do acordo, a Sierra Space levará o ScienceTaxi, uma incubadora científica capaz de comportar até 38 experimentos. “Cientistas de todo o mundo podem reservar seus espaços para pesquisas no ScienceTaxi com uma grande variedade de experimentos possíveis, como células, plantas e cristais”, sugeriu Mark Kugel, co-CEO da Yuri.

No momento, a NASA envia cargas à ISS com veículos da SpaceX e Northrop Grummman. Assim, o Dream Chaser entra como uma alternativa: a Sierra Space fechou um contrato com a NASA para seis lançamentos de cargas à estação com o avião, que será lançado com foguetes Vulcan Centaur, da United Launch Alliance. Ao retornar, ele pousará em pistas comuns.

Neeraj Gupta, vice-presidente sênior da Sierra Space, comentou a nova parceria. “Nosso acordo com a Yuri é mais um passo à frente para a Sierra Space e nossa missão de abrir o acesso viável ao espaço para todo o mundo”, disse, em um comunicado. Já Kugel destacou que “este é um grande avanço, que dará à comunidade científica o acesso à pesquisa biológica além da ISS”.

Fonte: Business Wire