Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Aussistente": SpaceX está usando cão-robô para inspecionar destroços de foguete

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Março de 2021 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Twitter/@SpacePadreIsle
Reprodução/Twitter/@SpacePadreIsle
Tudo sobre SpaceX

Nesta semana, a SpaceXrealizou mais um teste de voo com o mais novo protótipo do futuro foguete Starship. Desta vez, o teste foi feito com o protótipo SN10, que voou e conseguiu pousar com sucesso, mas acabou explodindo depois de alguns minutos no solo. Agora, as equipes da empresa estão recolhendo os destroços do foguete e fazendo verificações no local. Para isso, eles parecem estar contando com uma pequena ajuda do famoso cão robótico da Boston Dynamics.

Durante o teste, o foguete voou até alcançar cerca de 10 km de altitude, realizando com eficiência a manobra necessária para pousar suavemente. Após alguns minutos, o SN10 foi lançado outra vez em uma grande explosão, e as equipes seguem recolhendo componentes do foguete e fazendo inspeções no local. Contudo, essa é uma tarefa arriscada, principalmente porque pode haver vazamentos de combustível ou outras situações que comprometam a segurança das pessoas por lá. Então, nada mais justo do que contar com um assistente robótico.

Continua após a publicidade

O robô em questão é o famoso Spot, uma espécie de cão-robô desenvolvido pela Boston Dynamics, empresa de engenharia robótica. Ele foi criado para fins industriais, como realizar inspeções em instalações de gás e monitorar locais de construção. O simpático — e, às vezes, perturbador — robô já chegou ao mercado e se mostrou capazde diversas tarefas, como abrir portas, rebocar automóveis e até "dançar". O Spot é equipado com baterias que duram até 90 minutos, se move a quase 5 km/h e pode se deslocar em terrenos variados, além de conseguir se levantar sozinho se cair.

Essas características conferem potencial importante também para a exploração espacial, tanto que a NASA estuda uma versão modificada do Spot para missões em Marte. A SpaceX já havia usado o robô outras vezes para inspeções em locais perigosos, e ele tem até sua própria casinha de cachorro, pintada de vermelho e com o nome “Zeus” gravado. Desta vez, o Spot foi flagrado pelo fotógrafo Trevor Mahlmann, que estava no local da explosão do SN10 e viu o robô “passeando” por lá. Ainda não há informações sobre o que, afinal, o Zeus estava fazendo perto dos destroços do SN10, mas é possível que estivesse equipado com câmeras e sensores para coletar dados.

A grande vantagem de trabalhar com o Zeus é que o robô consegue inspecionar o local da explosão, indo a localidades que humanos não conseguiriam devido aos riscos de segurança. A Boston Dynamics pode equipá-lo com uma câmera panorâmica de imagens coloridas, braços robóticos e outros instrumentos necessários, tudo isso por valores que podem ultrapassar U$ 100 mil. Assim, ele se torna uma excelente ferramenta para ajudar a SpaceX a identificar o que deu errado durante o teste, além de contribuir também para encontrar as partes do que foi o protótipo SN10.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism, Space Explored