Publicidade

Astronautas testam trajes espaciais e veículo da SpaceX para ir à Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Junho de 2024 às 11h44

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A preparação para o retorno da humanidade à Lua continua a todo vapor. No fim de abril, astronautas da NASA testaram os trajes espaciais da Axiom Space e até experimentaram um modelo do elevador que vai fazer parte do módulo de pouso HLS, da SpaceX, que vai levar os astronautas à superfície lunar.

Estes são apenas alguns dos componentes necessários para a missão Artemis III, a primeira do programa que vai levar astronautas à superfície da Lua — isso aconteceu pela última vez em 1972, que é quando a Apollo 17 foi lançada ao nosso satélite natural. Até o momento, a Artemis III tem lançamento previsto para 2026. 

Para isso, a SpaceX vai fornecer o módulo de pouso HLS, uma versão modificada do foguete Starship que vai se acoplar à cápsula Orion na órbita lunar e, assim, vai levar os astronautas à superfície. Já a Axiom Space é responsável pela nova geração de trajes espaciais para caminhadas na superfície da Lua. Os protótipos dos trajes foram revelados em 2023.

Continua após a publicidade

Ainda há algum tempo até o lançamento, mas os cientistas e engenheiros precisam de todo o feedback possível dos componentes necessários para a missão. É aqui que entra o novo teste, o primeiro deste tipo conduzido desde a época do programa Apollo.

O procedimento durou quase três horas e contou com os astronautas Peggy Whitson, da Axiom Space, e Doug Wheelock, da NASA. Eles vestiram os trajes em uma versão da câmara de compressão do foguete Starship, e cada um tinha uma “mochila” em tamanho real que simula o sistema de suporte à vida que vai ser usado pelos astronautas.

Enquanto usavam os trajes, eles interagiram com um painel de controle na câmara para garantir que conseguiriam alcançar os controles desejados e que estes funcionariam mesmo com as luvas. Além disso, eles testaram um modelo de elevador que vai levar os astronautas e seus equipamentos do Starship à superfície da Lua.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A atividade foi essencial para as equipes da Axiom Space receberem feedbacks sobre as melhorias implementadas nos trajes, como maior flexibilidade e facilidade para os astronautas vestirem e saírem dos trajes com o máximo de autonomia possível. No fim, parece que os resultados foram suficientes para as equipes da NASA. 

“No geral, fiquei satisfeito com a operação do painel de controle pelos astronautas e com a capacidade de realizar as tarefas difíceis que vão ter que fazer antes de pisar na Lua”, disse Logan Kennedy, líder das atividades de superfície do Programa HLS da NASA.

Em comunicado, a NASA declarou que “os passos que os astronautas deram nas versões em tamanho real da escotilha do Starship, câmara de compressão, deck da câmara e elevador podem até ter sido pequenos, mas marcaram um passo importante para a preparação para uma nova geração de caminhadas na Lua por meio do programa Artemis”. 

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, Axiom Space