Astronautas "presos" na ISS fazem caminhada espacial nesta quinta
Por Danielle Cassita |

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho do ano passado, realizam na quinta (30) sua primeira caminhada espacial conjunta. Eles saíram do laboratório orbital para realizar atividades de manutenções e tentar coletar evidências de microrganismos na área externa, que talvez tivessem sobrevivido à viagem da Terra ao espaço.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Conheça os astronautas que vão resgatar Suni e Butch na ISS
- Astronautas da Starliner têm preparo físico e mental para estadia na ISS
“Aqui vamos nós”, disse Wilmore ao sair da escotilha quando a estação estava aproximadamente 420 km acima da Espanha. O spacewalk começou por volta das 10h no horário de Brasília e deve ter duração de 6,5 horas.
Entre as tarefas para esta caminhada espacial, estão a desconexão de um equipamento de comunicação e busca por possíveis evidências de microrganismos no lado externo do laboratório orbital. Para acompanhar, basta assistir a transmissão da NASA.
Williams e Wilmore chegaram à ISS em junho do ano passado, naquele que foi o primeiro teste de voo da espaçonave Boeing, da Starliner. Inicialmente, eles deveriam ficar apenas 10 dias na estação, mas os problemas na espaçonave levaram a NASA e a Boeing a mantê-los mais tempo na estação.
Agora, eles vão voltar à Terra com a missão Crew-9, que deve retornar após a chegada da Crew-10, com lançamento previsto para o fim de março. Portanto, a dupla deve chegar no início de abril.
Leia também:
- Falta muito tempo? Astronautas da NASA completam 6 meses "presos" no espaço
- Astronautas teriam voltado em segurança na Starliner, diz NASA
Vídeo: Lua enferrujando?
Fonte: NASA