Publicidade

Conheça os astronautas que vão resgatar Suni e Butch na ISS

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A NASA revelou quem são os dois astronautas que vão em setembro à Estação Espacial Internacional na missão Crew-9. Nick Hague, astronauta veterano da NASA, e Aleksandr Gorbunov, da agência espacial russa, vão viajar ao laboratório orbital em uma nave Crew Dragon, a qual vai trazer de volta Sunita Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS desde junho.

Hague vai ser o comandante da Crew-9, enquanto Gorbunov vai ser o especialista da missão. Ambos já haviam sido escolhidos para a tripulação — Hague seria o piloto, e tripulação contaria também com os astronautas da NASA Zena Cardman e Stephanie Wilson. 

Com 203 dias somados no espaço, Hague vai estar em seu terceiro voo espacial e sua segunda missão na ISS. Já Gorbunov vai ao espaço e ao laboratório espacial pela primeira vez. Ambos vão integrar a tripulação da Expedição 72 na ISS. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, a NASA precisou tirar Cardman e Wilson desta missão para liberar dois dos quatro assentos da Crew Dragon. Desta forma, Williams e Wilmore podem voltar à Terra quando a Crew-9 acabar — algo que vai acontecer só em fevereiro de 2025.  

A dupla chegou ao laboratório orbital em junho com a Crew Flight Test, missão do primeiro teste de voo tripulado da Starliner, espaçonave da Boeing. Eles deveriam ter ficado só oito dias em órbita, mas anomalias na nave levaram a NASA a decidir que Butch e Suni ficariam mais tempo na ISS para voltar a bordo da Crew Dragon.

“Embora já tenhamos trocado de tripulação antes por vários motivos, reduzir a equipe para este voo foi outra decisão difícil de se ajustar, já que eles treinaram como uma tripulação de quatro pessoas”, observou Joe Acaba, astronauta-chefe na NASA. 

Segundo a NASA, os detalhes de uma nova designação de missão para Cardman e Wilson ainda não estão disponíveis. “Zena e Stephanie continuarão a ajudar seus companheiros de tripulação antes do lançamento, e elas exemplificam o que significa ser um astronauta profissional”, finalizou Acaba.

Fonte: NASA