Publicidade

Astronautas na ISS fotografam aproximação do cometa NEOWISE; veja imagens

Por| 06 de Julho de 2020 às 17h18

Link copiado!

Bob Behnken/NASA
Bob Behnken/NASA

O Cometa NEOWISE, também chamado de C/2020 F3, tem sido motivo de entusiasmo para astrônomos e até mesmo para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto se espera que ele se torne brilhante o suficiente para ser visto a olho nu, Bob Behnken e Ivan Vagner o fotografaram do espaço no último fim de semana.

Quando foi descoberto no final de março, o cometa gelado estava com brilho bastante fraco, e os astrônomos não tinham certeza de que isso mudaria em algum momento. Mas, com o passar do tempo, o cometa se tornou cada vez mais luminoso, chamando a atenção dos observadores após a decepção com outros dois cometas promissores que desapareceram recentemente.

Continua após a publicidade

Bob Behnken, astronauta que foi à ISS a bordo da Crew Dragon no final de maio, publicou suas fotos do cometa em sua conta no Twitter no domingo (5). O cosmonauta russo Ivan Vagner também fotografou o cometa, mas de uma perspectiva diferente, dando a impressão de que o cometa está caindo na Terra.

A imagem de Vagner é particularmente fascinante porque nela podemos distinguir claramente a cauda do NEOWISE, que é formada pela radiação do Sol que empurra a poeira do coma, uma espécie de bolha ao redor do cometa, enquanto o gelo se aquece e se transforma em gás.

Continua após a publicidade

Em 3 de julho de 2020, o cometa passou pelo seu periélio, ou seja, a maior aproximação do Sol durante seu trajeto orbital, a uma distância de 0,29 UA (equivalente a 43 milhões de km). No entanto, espera-se que ele se torne visível a olho nu quando fizer sua maior aproximação da Terra, o que acontecerá entre os dias 22 e 23 de julho. Por enquanto, os que tiverem um bom par de binóculos adequados para astronomia podem observar o cometa no céu noturno.

Fonte: Space.com