Publicidade

Sucesso! Trio de astronautas já está a bordo da nova estação espacial chinesa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Junho de 2021 às 10h35

Link copiado!

Reprodução/CGTNOfficial/Twitter
Reprodução/CGTNOfficial/Twitter

A nova estação espacial da China já tem seus primeiros tripulantes: a missão Shenzhou-12 foi lançada na noite de quarta-feira (16) por um foguete Long March 2F, a partir do espaçoporto de Jiuquan Satellite Launch Center. A missão levou três taikonautas para o Tianhe, o módulo central da estação Tiangong-3, que ficarão a bordo durante três meses para trabalhar em atividades de manutenção e testes. Esta foi a primeira missão tripulada lançada pela China em quase cinco anos.

A China Manned Space Engineering Office confirmou a acoplagem da nave Shenzhou-12 ao módulo cerca de seis horas e meia após o lançamento, e esta foi a primeira vez que a China realizou uma manobra autônoma rápida seguida da acoplamento com uma tripulação a bordo durante todo o procedimento. Ainda haverá alguns meses agitados pela frente, já que mais missões serão necessárias para dar seguimento à montagem da estação espacial chinesa (CSS, siga para Chinese Space Station), que, após finalizada, terá estrutura que lembra a forma da letra “T”.

Continua após a publicidade

Agora, os astronautas Tang Hongbo, Liu Boming e Nie Haisheng terão três meses de estadia a bordo da nova estação. Nie, o comandante da missão, afirmou em uma coletiva de imprensa que “o trio estava honrado em tomar a dianteira em uma série de missões tripuladas para a construção da estação espacial, e têm muitas expectativas", completando que eles não somente irão transformar o módulo central em um "lar espacial", como também realizarão uma série de verificações de tecnologia.

Nie esteve no espaço anteriormente com as missões Shenzhou-6, em 2005, e Shenzhou-10, em 2013. Já Liu Boming foi um dos tripulantes da missão Shenzhou-7, lançada em 2008, enquanto Tang Hongbo está em sua primeira experiência espacial. Durante os próximos meses, eles vão ajudar a ativar o funcionamento do módulo Tianhe e cumprir diferentes tarefas, como a realização de testes, verificações e operações do módulo e de sistemas, além de montagem e testes de trajes espaciais, da realização de dois spacewalks, de experimentos científicos e tecnológicos e, por fim, do monitoramento das condições de saúde.

Confira imagens da chegada dos astronautas ao módulo:

Continua após a publicidade

Lançado em abril, o Tianhe foi o primeiro componente lançado da nova estação Tiangong-3. Esta nave tem mais de 16 m de extensão e diâmetro de 4 m, e é a maior e mais massiva já construída pela China. O módulo Tianhe conta com dormitórios para os astronautas e um sistema de portas para acoplamento, que serão utilizadas durante as próximas missões de construção da estação e para a realização de atividades extraveiculares.

Continua após a publicidade

O módulo recebeu recentemente a nave cargueira Tianzhou-2, que levou mais de 6,6 toneladas de suprimentos para lá e segue acoplada à estrutura. Dentre as missões de montagem que ainda serão lançadas, ainda haverá duas para levar os módulos laboratoriais Wentian e Mengtian, que serão acoplados ao Tianhe. Depois, a China deve lançar mais três missões robóticas de abastecimento de suprimentos e outras três tripuladas durante a etapa de montagem da estação.

Fonte: Space.com (1, 2)