Astronautas chineses da Shenzhou-15 completam 4º spacewalk
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Os astronautas chineses da missão Shenzhou-15 realizaram um novo spacewalk no lado externo da estação espacial Tiangong, cuja montagem foi concluída no ano passado. A atividade extraveicular aconteceu no sábado (15), foi a quarta realizada pelos membros da missão e quebrou novos recordes em relação àquelas realizadas por tripulações anteriores.
- Astronautas chineses fazem novo spacewalk na estação espacial Tiangong
- O que faz um astronauta no espaço?
A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) não informou quais recordes são estes, mas declarou que o spacewalk foi realizado pelo comandante Fei Junlong e por Zhang Lu; já Deng Qingming permaneceu no interior da estação, oferecendo apoio para eles. Algumas imagens da atividade foram publicadas na rede social chinesa Weibo.
Este foi um spacewalk bastante discreto, já que não foram divulgadas informações sobre a duração da caminhada espacial ou das tarefas finalizadas pelos astronautas. Por outro lado, durante spacewalks anteriores, já se sabe que eles montaram equipamentos necessários para experimentos científicos e demonstrações de tecnologia.
Após o fim da atividade, Junlong e Lu retornaram para Wentian, o módulo científico da estação espacial. Este foi o 12º spacewalk realizado por astronautas da China, e oficiais do país afirmaram que estas atividades se tornaram uma tarefa de rotina. Por isso, elas devem acontecer regularmente, realizadas de acordo com as necessidades das missões.
O trio de taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) chegou à estação em novembro, e devem permanecer nas instalações até maio. Eles já somam mais de 130 dias a bordo, e vão receber os membros da missão Shenzhou-16 no mês que vem.
Fonte: China Daily