Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronauta fotografa módulo russo queimando na atmosfera; veja as imagens!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Julho de 2021 às 19h10

Link copiado!

ESA/NASA/Thomas Pesquet
ESA/NASA/Thomas Pesquet

Na última segunda-feria (26), o módulo russo Pirs foi desconectado da Estação Espacial Internacional (ISS), após quase duas décadas em operação no espaço. E, do interior da ISS, astronautas fizeram belos registros enquanto o compartimento, que foi tão importante para a história da unidade espacial, reentrava na atmosfera da Terra para queimar em segurança.

Em seu perfil no Twitter, o astronauta francês Thomas Pesquet compartilhou algumas imagens da despedida do módulo russo. Ele conta que “poucas horas depois, estávamos na primeira fila para observar a destruição do veículo ao entrar na atmosfera, queimado pelo efeito do atrito”.

Continua após a publicidade

O módulo Pirs foi lançado pela Rússia em 2001, tornando-se um porto para a estação espacial. Em seu tempo de operação, o compartimento recebeu mais de 70 cápsulas de diferentes propósitos, além de apoiar os cosmonautas em atividades do lado de fora da ISS, durante suas caminhadas espaciais.

Pesquet relatou também a sensação muito estranha de ver parte da estação voando para longe. “Vimos claramente pedaços menores flutuando para longe dos fogos de artifício principais, pois a nave estava sendo destruída pelo calor do atrito atmosférico!”, explicou o astronauta.

O Pirs foi dispensado para dar espaço a um novo compartimento de ciências desenvolvido pela Rússia, chamado Nauka, que foi lançado em 21 de julho deste ano. A nova unidade deve chegar à ISS nesta quinta-feira (29).

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com