Publicidade

Astronauta faz vídeo da aurora e nave Starliner vistas da ISS

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Matthew Dominick/X
NASA/Matthew Dominick/X

O astronauta Matthew Dominick, da NASA, publicou imagens espetaculares da nave Starliner na Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto uma aurora boreal brilhava na Terra. Os registros foram divulgados no X, o antigo Twitter

A Starliner continua na ISS, e os astronautas vêm aproveitando a presença da nave para fazer alguns testes com seus propulsores, componentes que já apresentaram uma série de problemas. Enquanto isso, outros astronautas da NASA foram para a cápsula Dragon, da SpaceX, também acoplada à estação.

Foi naquele momento que Dominick e seus colegas fizeram o clique. “A Starliner estava fazendo alguns testes hoje, então decidimos vê-la através das janelas da Dragon”, escreveu ele, na publicação. “O momento foi ótimo para a aurora se alinhar com os propulsores do módulo de serviços da Starliner”, acrescentou ele.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira a foto:

Dominick compartilhou também um vídeo em timelapse da cena que viu naquele momento. A animação mostra a aurora brilhando sob a espaçonave, enquanto os astronautas Butch e Suni estavam na janela da espaçonave e tinham lanternas ligadas. 

“Olhe com cuidado, e talvez pause o vídeo para ver os rostos de Butch e Suni da janela da cabine”, acrescentou ele.

“Estávamos tentando fazer as luzes iluminarem os rostos deles para capturarmos a visão deles de dentro da Dragon”. 

Ele se referiu a Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA que viajaram à ISS a bordo da Starliner. Era esperado que eles retornassem à Terra no começo da semana, mas a NASA anunciou que não devem voltar antes do sábado (22).

Já a aurora registrada pelo astronauta é um fenômeno causado pelas partículas eletricamente carregadas que o Sol lança pelo espaço. Quando chegam à Terra, estas partículas interagem com o campo magnético do nosso planeta e emitem luzes coloridas.

Continua após a publicidade

No momento, as auroras estão acontecendo com mais frequência porque o Sol está chegando ao máximo solar, o nome dado à etapa de maior atividade em seu ciclo de 11 anos.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*