Publicidade

Asteroide se choca com a Terra e faz noite virar dia na Sibéria; assista

Por  • Editado por  Luciana Zaramela  | 

Compartilhe:
Sakha Republic Ministry Of Internal Affairs
Sakha Republic Ministry Of Internal Affairs

Um objeto iluminou o céu de Olekminsk, na província de Yakutia, na Sibéria, nesta quarta (4). O fenômeno foi causado por um pequeno asteroide identificado cerca de 12 horas antes de atravessar a atmosfera da Terra, sendo queimado. 

Autoridades de Yakutia estavam preparadas e à espera da entrada do objeto para o caso de este explodir e causar algum dano. Felizmente, nada do tipo aconteceu, e a passagem da rocha proporcionou apenas um espetáculo luminoso. 

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a breve visita do objeto, que se transformou em uma verdadeira bola de fogo enquanto cruzava a atmosfera. O Departamento do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, do Distrito de Olekminsky, também capturou imagens do fenômeno.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide media apenas 70 centímetros, e observações de astrônomos em diferentes lugares do mundo permitiram prever o impacto com cerca de 10 segundos de precisão. 

Chamado “C0WEPC5”, o objeto entrou na atmosfera terrestre sobre Yakutia, no nordeste da Sibéria, às 1h15 no horário local. O sistema Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), da NASA, detectou a rocha espacial cerca de 12 horas antes do impacto.

Ainda de acordo com a ESA, este foi o quarto asteroide do tipo “impactador iminente” detectado neste ano, sendo também o 11º na contagem geral. Estas descobertas são positivas, pois mostram que os recursos para identificá-los vêm melhorando tanto que as agências espaciais já conseguem encontrá-los com maior frequência.

Leia também: 

O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra? 

O que acontece se um asteroide cair na Terra?

Vídeo: Como ver um eclipse?

Continua após a publicidade

Fonte: EuroNews