"Asteroide" detectado na direção da Terra era na verdade sonda espacial

Por  • Editado por Luciana Zaramela |

ESA/ATG/NASA/J. Nichols/JPL/University of Arizona/DLR

Um objeto desconhecido foi detectado no dia 6 de julho. A descoberta alertou a comunidade de defesa planetária sobre um possível asteroide potencialmente perigoso descoberto viajando em uma direção que o deixaria perto demais da Terra e da Lua. Só que, nesta quinta (15), a Agência Espacial Europeia explicou que não se tratava de asteroide algum; na verdade, o que foi detectado foi a sonda JUICE, que vai estudar Júpiter e suas luas!

O suposto “asteroide” parecia ter 50 m de diâmetro. “A JUICE é uma sonda grande, mas com certeza não tem nem 50 m de diâmetro”, escreveram oficiais da ESA em um comunicado que detalha o ocorrido.

Para os astrônomos descobrirem o tamanho de um objeto próximo da Terra, como um asteroide ou um cometa, eles analisam o brilho — normalmente, objetos do tipo são feitos de material escuro e rochoso. Portanto, se refletirem bastante luz, provavelmente são grandes.

Como a Juice tem painéis solares extensos, seu brilho era parecido com aquele esperado de um grande asteroide no céu.

A animação à direita abaixo mostra como a sonda apareceu para os instrumentos da estação da ESA em Tenerife, na Espanha — a Juice é o pontinho branco se movendo da esquerda para a direita.

No lado esquerdo, estão imagens capturadas pelo telescópio Schmidit, em um observatório na Espanha, entre os dias 3 e 4 de agosto. Perceba que a Juice também se move da esquerda para a direita.

Na sequência acima, ela aparece acompanhada por outro pontinho se movendo da esquerda para a direita — aquele era um asteroide “de verdade”, que por acaso estava alinhado com a Juice naquele momento. Existem outros nesta animação, que aparecem como pontos se movendo da esquerda para a direita.

No fim das contas, as equipes de defesa planetária confirmaram que a Juice não oferece riscos para a Terra. E pode ficar tranquilo, pois eles asseguraram que não há asteroides conhecidos em rota de colisão com nosso planeta pelos próximos 100 anos.

Agora, a Juice se prepara para um sobrevoo pela Lua e Terra, que vai usar a gravidade de ambas para direcioná-la a Vênus. Se tudo correr bem, a sonda vai sobrevoar o planeta em agosto de 2025.