Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assista ao vivo ao lançamento da nave Crew Dragon, da SpaceX, nesta madrugada

Por| 01 de Março de 2019 às 15h02

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

Neste sábado (2), a SpaceX fará o primeiro lançamento de teste com sua nave Crew Dragon para a NASA. A nave, no próximo ano, transportará astronautas da agência espacial dos Estados Unidos para a Estação Espacial Internacional (ISS), marcando o início do Commercial Crew Program — o objetivo é fazer com que os EUA não dependam mais dos lançamentos russos com foguetes e naves Soyuz para tal, coisa que acontece desde 2011 com o fim do programa do Ônibus Espacial.

O lançamento chamado Demo-1 não é tripulado e, se tudo der certo, um teste de aborto de missão acontecerá em junho, com o primeiro voo tripulado ainda em caráter de testes acontecendo em julho (o Demo-2). Como a Crew Dragon neste voo inaugural não terá nenhuma pessoa a bordo, a nave transportará manequins vestidos em trajes espaciais e cargas simulando o peso de uma tripulação. Um desses bonecos, por sinal, foi batizado de Ripley (sim, fazendo alusão à personagem Ellen Ripley da franquia Alien), e está equipado com sensores para que a NASA monitore as forças que os humanos de verdade enfrentarão em voos reais com a Crew Dragon.

Abaixo, você pode se admirar com os ares futruristas do interior da nova nave da SpaceX:

Continua após a publicidade

Outra empresa que também está nessa jogada é a Boeing, cujo primeiro voo não tripulado de teste com a nave Starliner acontecerá em abril, com o teste de aborto de missão rolando em maio, e então o voo tripulado acontecendo em agosto. Diversos atrasos no cronograma marcam este programa comercial da NASA, mas agora finalmente tudo parece estar correndo de acordo com o planejado.

Neste Demo-1, a Crew Dragon será lançada à órbita da Terra com o impulso de um foguete Falcon 9, também da SpaceX, e o lançamento está marcado para a madrugada de sábado (2), precisamente às 4h48 da madrugada (Horário de Brasília), então se você estiver sem sono, ou acabou de chegar em casa depois de uma festinha na sexta à noite, é só abrir os canais oficiais da NASA e da SpaceX para acompanhar a transmissão ao vivo.

A Crew Dragon chegará à ISS no domingo (3), onde permanecerá acoplada até o dia 8 de março, quando ligará seus motores para retornar à Terra. Equipada com paraquedas, a nave pousará no Oceano Atlântico e será resgatada pelas equipes da NASA e da SpaceX.

Continua após a publicidade

A transmissão vai acontecer no canal NASA Live do YouTube, que está sempre exibindo conteúdos ao vivo, mas interromperá a programação na madrugada de sexta para sábado para mostrar ao mundo o lançamento da SpaceX. Especialistas estarão presentes fazendo comentários ao vivo durante o lançamento.

A SpaceX também vai transmitir o momento histórico ao vivo em seus canais oficiais, como já é de seu costume. Você pode assistir à transmissão pela página de Webcast da companhia, ou ainda pelo vídeo abaixo já disponível em seu canal do YouTube:

Continua após a publicidade

E para quem não entende inglês tão bem assim, o canal brasileiro Mensageiro Sideral também vai transmitir o lançamento ao vivo, com comentários em português:

Contudo, vale lembrar que todo e qualquer lançamento depende de boas condições meteorológicas para acontecer, com fortes ventos e chuvas sendo os fatores mais comuns para o cancelamento de lançamentos em cima da hora. De acordo com previsões da Força Aérea dos EUA, há 20% de chance de o voo ser atrasado devido a nuvens espessas que se aproximam da região e, caso o lançamento realmente precise ser adiado, uma segunda data possível é a próxima terça-feira (5).