NASA dá sinal verde para teste da SpaceX com nave Crew Dragon em março

NASA dá sinal verde para teste da SpaceX com nave Crew Dragon em março

Por Patrícia Gnipper | 26 de Fevereiro de 2019 às 13h15
SpaceX

Finalmente, o Commercial Crew Program da NASA com empresas privadas para o envio de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (ISS) vai acontecer. Depois de anos de atraso no cronograma, a SpaceX recebeu nesta terça-feira (26) a autorização final da agência espacial para fazer o primeiro lançamento de teste (não tripulado) com a nave Crew Dragon. Outra empresa que está na jogada é a Boeing, com a nave Starliner, que será inicialmente testada em abril.

Esta primeira missão de testes da SpaceX se chama Demo-1, e o lançamento vai acontecer no dia 2 de março. Tudo dando certo, a SpaceX fará um teste de aborto de missão em junho e, então, o Demo-2 acontecerá em julho, desta vez transportando astronautas ainda em caráter de teste. A Boeing fará os mesmos testes com sua Starliner, mas em abril, maio e agosto.

Desde 2011, quando encerrou o programa do Ônibus Especial, a NASA depende da Roscosmos, agência espacial russa, para enviar astronautas à ISS. Daquele ano em diante, os lançamentos são todos feitos por foguetes e naves Soyuz, com a agência espacial estadunidense pagando uma quantia considerável por assento e enviando apenas 1 astronauta por lançamento (normalmente ao lado de colegas da ESA e da própria Roscosmos). Com o Commercial Crew Program, não somente a agência espacial dos EUA se tornará independente dos antigos rivais de Corrida Espacial, como também poderá enviar um maior número de astronautas próprios à ISS por viagem, se assim desejar.

O lançamento será transmitido ao vivo pela NASA e SpaceX em seus canais oficiais.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.