Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA dá sinal verde para teste da SpaceX com nave Crew Dragon em março

Por| 26 de Fevereiro de 2019 às 13h15

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

Finalmente, o Commercial Crew Program da NASA com empresas privadas para o envio de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (ISS) vai acontecer. Depois de anos de atraso no cronograma, a SpaceX recebeu nesta terça-feira (26) a autorização final da agência espacial para fazer o primeiro lançamento de teste (não tripulado) com a nave Crew Dragon. Outra empresa que está na jogada é a Boeing, com a nave Starliner, que será inicialmente testada em abril.

Esta primeira missão de testes da SpaceX se chama Demo-1, e o lançamento vai acontecer no dia 2 de março. Tudo dando certo, a SpaceX fará um teste de aborto de missão em junho e, então, o Demo-2 acontecerá em julho, desta vez transportando astronautas ainda em caráter de teste. A Boeing fará os mesmos testes com sua Starliner, mas em abril, maio e agosto.

Desde 2011, quando encerrou o programa do Ônibus Especial, a NASA depende da Roscosmos, agência espacial russa, para enviar astronautas à ISS. Daquele ano em diante, os lançamentos são todos feitos por foguetes e naves Soyuz, com a agência espacial estadunidense pagando uma quantia considerável por assento e enviando apenas 1 astronauta por lançamento (normalmente ao lado de colegas da ESA e da própria Roscosmos). Com o Commercial Crew Program, não somente a agência espacial dos EUA se tornará independente dos antigos rivais de Corrida Espacial, como também poderá enviar um maior número de astronautas próprios à ISS por viagem, se assim desejar.

Continua após a publicidade

O lançamento será transmitido ao vivo pela NASA e SpaceX em seus canais oficiais.

Fonte: TechCrunch