Artemis I adiada de novo! Foguete SLS deixa a plataforma com ameaça de furacão
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

A NASA preferiu levar de volta o foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion ao prédio Vehicle Assembly Building (VAB) nesta segunda-feira (26). Segundo a agência espacial, a decisão veio após previsões meteorológicas associadas ao furacão Ian, junto de dados que não indicaram melhora nas condições climáticas nos arredores do Centro Espacial Kennedy, para o lançamento da missão Artemis I à Lua.
- Missão Artemis I: tudo sobre nosso 1º passo no retorno à Lua
- Quais são as condições ideais para o lançamento de foguetes espaciais?
A NASA destaca que a decisão permite que os funcionários fiquem com suas famílias durante a tempestade, garantindo também a proteção do foguete e da nave. A agência planejou iniciar o movimento do foguete por volta do meio-dia, no horário de Brasília, seguindo as melhores condições climáticas possíveis para o procedimento.
Originalmente, a NASA planejava lançar a Artemis I com o SLS e a cápsula Orion no dia 27 de setembro. Contudo, no dia 23, os oficiais da agência manifestaram preocupação com uma tempestade em formação no Caribe. Não demorou muito até o fenômeno evoluir para a Tempestade Tropical Ian, que promete ficar ainda mais intensa.
Os modelos mostram que a tempestade está chegando na direção nordeste, e que deverá chegar à Flórida (onde fica o Centro Espacial Kennedy) como um furacão. Para não expor o foguete e a nave aos riscos de ventos soprando a altas velocidades, a NASA decidiu avaliar a possibilidade de voltar o sistema ao VAB, para mantê-lo protegido ali.
A agência espacial não trouxe novas informações sobre como a decisão poderá afetar ainda mais a data de lançamento da missão. Se o SLS fosse mantido na plataforma, talvez ainda fosse possível lançar a Artemis I no dia 2 de outubro, data que era a janela reserva de lançamento por enquanto. Com a mudança, é provável que ocorra uma alteração no cronograma da missão e talvez a Artemis I só seja lançada em novembro.
Fonte: NASA