Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agora vai! Primeiro spacewalk inteiramente feminino na ISS acontecerá em outubro

Por| 05 de Outubro de 2019 às 21h30

Link copiado!

Agora vai! Primeiro spacewalk inteiramente feminino na ISS acontecerá em outubro
Agora vai! Primeiro spacewalk inteiramente feminino na ISS acontecerá em outubro
Tudo sobre NASA

Em março desse ano, a NASA planejou realizar a primeira caminhada espacial da ISS a ser conduzida inteiramente por mulheres. Anne McClain e Christina Koch fariam juntas, do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS), as tarefas de reparos externos na estação, que normalmente duram entre cinco a oito horas. No entanto, a agência espacial cancelou a missão porque não havia trajes espaciais adequados para as duas usarem ao mesmo tempo. Mas agora a NASA está se preparando novamente para realizar essa caminhada inédita.

As duas mulheres que atualmente estão na ISS, as astronautas norte-americanas Christina Koch e Jessica Meir, deverão fazer o spacewalk juntas no dia 21 de outubro. Será a quarta de uma série de 10 caminhadas espaciais programadas para os próximos três meses e, se tudo der certo dessa vez, será a primeira em que duas mulheres realizam a tarefa.

Já foram realizadas mais de 200 caminhadas espaciais para a construção e manutenção da ISS, mas apenas 15 mulheres já participaram em uma delas, e sempre acompanhadas por homens. Para mudar essa história, a agência espacial aproveitou o tempo desde o problema ocorrido em março para preparar outro traje adequado para o corpo das astronautas.

Durante os cinco primeiros spacewalks entre os 10 que acontecerão até o fim do ano, os astronautas da Expedição 61 - grupo que chegou à ISS no dia 25 de setembro - trocarão baterias antigas nos painéis solares da estação, trabalho que já está em andamento em uma série de caminhadas espaciais desde 2017. Os outros cinco passeios espaciais se concentrarão em reparos no espectrômetro magnético alfa da estação espacial. Espera-se que cada uma dessas caminhadas dure cerca de 6,5 horas.

Continua após a publicidade

A primeira caminhada dessa série acontecerá no domingo (6), quando Drew Morgan e Koch trabalharão juntos para instalar novas baterias. Koch — que, por sinal, fez essa incrível fotografia quando a Expedição 61 voava rumo à ISS — entrará para a história duas vezes, quase simultaneamente: além de participar da primeira spacewalk realizada por duas mulheres, também completará o maior voo espacial já realizado por uma mulher, pois ela chegou à órbita em 14 de março e voltará apenas em fevereiro de 2020.

Fonte: NASA