NASA desiste de fazer spacewalk apenas com astronautas mulheres neste mês

Por Patrícia Gnipper | 25 de Março de 2019 às 20h40
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

No início de março, a NASA anunciou que, no final do mesmo mês, aconteceria a primeira caminhada espacial feita apenas por mulheres na história da Estação Espacial Internacional (ISS). Contudo, a agência acaba de anunciar que esse spacewalk não deverá mais ser exclusivamente feminino — e a culpa é dos trajes espaciais disponíveis na ISS.

As astronauts Christina Koch e Anne McClain fariam a caminhada espacial para trocar baterias do lado de fora da estação nesta próxima sexta-feira (29), mas o astronauta Nick Hague ocupará o lugar de McClain. O motivo estaria relacionado com os tipos de trajes espaciais disponíveis na ISS: depois de fazer um spacewalk bem sucedido na sexta-feira (22), McClain notou que ela se acomoda melhor em um traje de "torso superior médio", mas há apenas um deste modelo disponível na estação, que será usado por Koch na próxima caminhada espacial. Então McClain acabou ficando sem nenhum traje adequado disponível para suas proporções.

Uma terceira caminhada espacial será realizada em 8 de abril, quando McClain, então, participará novamente. Essas missões externas na ISS são necessárias para trocar todas as antigas baterias de níquel-hidrogênio por novas unidades de íons de lítio.

Sendo assim, uma caminhada espacial feita apenas com mulheres, como era a ideia inicial, terá de esperar pela chegada de novos trajes que acomodem com conforto e segurança o porte das astronautas que estiverem na ISS na ocasião. Apenas 12 mulheres já fizeram spacewalks desde a primeira a caminhar pelo espaço (a cosmonauta Svetlana Savitskaya, na estação espacial soviética Salyut 7 em 1884). Desde 1998, foram feitas 214 caminhadas espaciais na ISS.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.