Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Planeta Vermelho? Veja Marte em mais cores em foto da Agência Espacial Europeia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Junho de 2023 às 13h13

Link copiado!

ESA/DLR/FU Berlin/G. Michael
ESA/DLR/FU Berlin/G. Michael

A Agência Espacial Europeia publicou um novo mosaico de Marte em comemoração aos 20 anos do lançamento da sonda Mars Express. O mosaico foi criado com dados da câmera High Resolution Stereo Camera (HRSC), e contém 90 fotos de áreas com 2.500 km de extensão, feitas a diferentes altitudes.

Normalmente, a HRSC tira fotos de Marte a cerca de 300 km de altitude, o mais perto que a nave consegue ficar da superfície do planeta. Para o novo mosaico, a HRSC fez 90 fotos a altitudes de 4 mil a 10 mil km que, juntas, formam a imagem global abaixo:

Continua após a publicidade

Devido aos diferentes canais de imageamento, a HRSC consegue visualizar as várias cores de Marte tridimensionalmente. A tarefa não é fácil, já que a poeira na atmosfera do planeta dispersa e reflete a luz, causando mudanças de cores nas fotos.

Este efeito costuma ser reduzido durante o processamento das imagens da câmera, mas, desta vez, a equipe da HRSC decidiu usar outra abordagem: eles trabalharam com um modelo de cores feito de observações a altas altitudes, que permitiram preservar as variações de cores e revelar os tons do planeta com maior riqueza.

Além da beleza, o mosaico revela muito sobre nosso vizinho. Apesar de ser famoso por seus tons avermelhados, o planeta aparece com regiões escuras e azuladas na imagem, formadas por areia basáltica de cor escura. A areia tem origem vulcânica e forma camadas escuras que se acumulam com a ação dos ventos, formando grandes dunas.

Já os compostos que interagiram com a água têm cor mais clara. Na foto, a argila e os minerais de sulfato sofreram esses efeitos — estes últimos aparecem em maior destaque no sistema de cânions Valles Marineris.

Continua após a publicidade

Na foto acima, os minerais aparecem cobertos por uma fina camada de areia escura. Diferentemente do que acontece nos depósitos de argila, os minerais indicam condições ambientais com maior grau de acidez — e, portanto, menos amigáveis para o surgimento de vida.

A Mars Express é primeira missão lançada pela Europa a Marte. Ela passou as últimas décadas mapeando a superfície do planeta e seus minerais, identificando a composição e circulação da atmosfera marciana e explorando os diferentes fenômenos que interagem por lá.

Fonte: ESA