Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Estrela de Natal": a maior aproximação de Júpiter e Saturno desde a Idade Média

Por| 21 de Dezembro de 2020 às 10h00

Link copiado!

NASA/Bill Ingalls
NASA/Bill Ingalls

O alinhamento entre Júpiter e Saturno no céu noturno é um evento relativamente raro, pois acontece uma vez a cada 20 anos. Contudo, em dezembro deste ano nós temos a oportunidade de contemplar uma aproximação ainda maior entre os dois planetas — a última vez em que eles estiveram tão próximos no céu foi na Idade Média, num fenômeno que, popularmente, muitos chamam de "Estrela de Natal".

Desde agosto, temos visto a conjunção espetacular, podendo ser observada a olho nu mesmo com a Lua cheia logo abaixo da dupla de gigantes gasosos. A aproximação que acontece em dezembro de 2020, contudo, é excepcionalmente rara, pois a última vez em que eles estiveram tão próximos foi em 4 de março de 1226.

Desde o dia 16 de dezembro e até o dia do Natal, você pode ver os planetas separados por menos do que o diâmetro de uma Lua cheia — e, nesta segunda-feira (21), acontece a máxima aproximação dos gigantes gasosos. A conjunção é visível em qualquer parte do globo terrestre, mas os habitantes do hemisfério Sul têm o privilégio de prestigiá-la por mais tempo. Outra boa notícia é que não é necessário ficar acordado até de madrugada para assistir ao evento.

Continua após a publicidade

Como observar a maior aproximação entre Júpiter e Saturno

No dia 16, os planetas estavam um pouco acima do horizonte na direção oeste. A Lua crescente apareceu ao lado e seu brilho não atrapalhou a observação. O melhor momento para contemplar a aproximação ficou na faixa das 20h, quando eles estavam se aproximando do horizonte. Às 21h, eles já haviam desaparecido.

Já nos dias seguintes, eles ficaram cada vez mais perto do horizonte, sumindo cada vez mais cedo. O dia 21 é o dia da máxima aproximação, no dia 25, você já não poderá observar a conjunção às 20h30; apenas mais cedo do que isso. Portanto, procure pelos planetas entre as 19h e 20h. Se você possuir um telescópio, provavelmente poderá observar as luas galileanas de Júpiter e os belíssimos anéis de Saturno.

Continua após a publicidade

Identificar Júpiter e Saturno durante esses dias não deve ser um problema para os que não estão habituados à observação do céu noturno. Se encontrar alguma dificuldade, pode utilizar aplicativos como o Carta Celeste, que mostram nomes de planetas e estrelas ao apontarmos a câmera do celular em direção os objetos que estamos vendo no céu.

Os dois planetas estarão em conjunção outra vez daqui a 20 anos (ou um pouco mais). Porém, uma aproximação tão grande como essa só acontecerá novamente em 15 de março de 2080. Depois disso, em algum momento de 2400. Ou seja: não perca a oportunidade de olhar para o céu nesta semana e se admirar com os espetáculos proporcionados pela "dança orbital" dos planetas do Sistema Solar!

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere a gradual aproximação de Júpiter e Saturno, em imagem montada pelo pessoal do Perth Observatory, na Austrália. Veja o quão próximos estarão Júpiter e Saturno neste dia 21! Imperdível, não?

E quem quiser ir além, também pode acompanhar a aproximação entre os dois planetas em lives por aí, que mostrarão uma visão ainda mais interessante, por meio de câmeras de telescópios, e em tempo real. É o caso do canal Galeria do Meteorito, cuja transmissão ao vivo começa às 18h e você pode assistir abaixo:

Continua após a publicidade

*Matéria originalmente publicada em 25/11/2020; atualizada e republicada em 21/12/2020