Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A Lua estará pertinho de Júpiter nesta terça (21)! Saiba como observar

Por| Editado por Rafael Rigues | 20 de Junho de 2022 às 15h30

Link copiado!

Captura de tela/Stellarium
Captura de tela/Stellarium

Quem acordar cedo nesta terça-feira (21) poderá conferir a Lua pertinho de Júpiter no céu, antes mesmo do amanhecer. O maior planeta do Sistema Solar já estava visível junto de outros planetas ao longo deste mês, mas agora, poderá ser observado a olho nu junto da Lua desde quando nasce no céu, nas primeiras horas da madrugada.

Para observar nosso satélite natural do lado do gigante gasoso, será preciso procurar ambos na direção leste a partir das 00h35, quando o planeta começará a subir pelo horizonte. A Lua estará na fase minguante bem próxima de Júpiter, e observadores mais pacientes podem aproveitar o restante da noite para ver Marte, que ficará visível por volta das 1h40 da madrugada; Já Vênus e Mercúrio aparecem mais tarde, por volta das 4h10 e 5h13, respectivamente.

Continua após a publicidade

Aliás, se você tiver um par de binóculos em mãos, poderá procurar a Lua e Júpiter no céu mesmo depois que amanhecer. Como a Lua ficará visível durante a manhã, você pode usá-la como referência para procurar Júpiter, que aparecerá como um ponto brilhante próximo do nosso satélite. Vale lembrar que o horário exato para as observações varia de acordo com a sua localização.

Na região sudeste, por exemplo, Júpiter nascerá por volta das 00h35 da madrugada do dia 21. já no nordeste, o planeta aparece pouco antes da meia-noite. Por isso, uma dica é usar algum aplicativo para conferir o melhor momento para ver o evento no céu noturno — ao clicar aqui, você confere uma lista de apps que podem te ajudar tanto a planejar os horários quanto a identificar planetas, estrelas e mais.

Fique de olho no céu nos próximos dias

A conjunção de Júpiter e a Lua no céu completa o espetáculo que vem ocorrendo durante junho. É que, neste mês, os cinco planetas visíveis a olho nu brilharam em um verdadeiro “desfile planetário” no céu, aparecendo enfileirados. Quem já estava de olho no céu durante o fim das madrugadas conseguiu conferir Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno juntos — isso aconteceu pela última vez em 2004!

Continua após a publicidade

Mas vale a pena acordar cedo e continuar de olho no céu: no dia 23 de junho, a Lua minguante aparecerá entre Vênus e Marte, como se estivesse na posição da Terra em meio aos nossos planetas vizinhos se considerarmos a sequência em relação ao Sol; ou seja, veremos a olho nu Mercúrio, Vênus, a Lua (Terra), Marte, Júpiter e Saturno.

Urano e Netuno, os planetas mais distantes no Sistema Solar, também estão visíveis nestes dias. Entretanto, quem quiser vê-los no céu terá que usar um par de binóculos, já que não podem ser vistos sem a ajuda de algum instrumento.

Fonte: Via: Space.com