Publicidade

Cinco planetas estarão alinhados no céu em breve; saiba como observar

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Junho de 2022 às 12h45

Link copiado!

stellarium.org
stellarium.org

Durante o mês de junho, o céu noturno proporcionará uma oportunidade um tanto rara: os cinco planetas visíveis a olho nu aparecerão ao mesmo tempo, enfileirados. É comum que alguns deles se aproximem em conjunção, mas a última vez que pudemos visualizar todos simultaneamente foi em 2004.

Para observar o desfile planetário, será preciso acordar cedo (ou passar a madrugada observando outros objetos astronômicos). É que Mercúrio, o planeta mais interno do Sistema Solar, surgirá no horizonte apenas momentos antes do nascer do Sol.

Os horários do espetáculo melhoram gradualmente, com Mercúrio surgindo cada vez mais cedo. No dia 15 de junho, será muito mais fácil encontrá-lo, então você pode optar por aguardar esta data. Assim, terá cerca de uma hora para apreciar a vista e exercitar suas habilidades de identificar cada um dos mundos.

Continua após a publicidade

Contudo, é melhor planejar sua observação com antecedência, pois, mesmo no dia 15, às 5h42 (para as regiões Sul e Sudeste), Mercúrio estará apenas a 5° acima do horizonte. Isso significa que você precisará de um local com vista livre de obstáculos como prédios, muros, árvores ou montanhas.

Se você estiver em regiões mais ao Leste, como Recife, por exemplo, o Sol nascerá bem mais cedo, então a recomendação é planejar os horários de observação com cuidado. Quanto mais ao Leste, mais difícil será observar Mercúrio, e quanto mais ao Oeste, melhor será a visão dos cinco planetas no céu antes do amanhecer.

Nessa data, os cinco planetas também estarão um pouco mais afastados, principalmente Saturno, que se encontrará acima das nossas cabeças, ligeiramente do outro lado da esfera celeste — enquanto Mercúrio nasce ao Leste, Saturno estará em direção ao Oeste.

Continua após a publicidade

Já no dia 17, Mercúrio estará um pouco mais acima do horizonte, então você pode começar a observar às 5h20 (se o seu horizonte estiver desobstruído). O brinde que virá bem ao lado deste pequeno planeta são as Plêiades, também conhecidas como As Sete Irmãs. Se você possuir um par de binóculos adequado para astronomia, poderá observar ainda melhor essa conjunção.

Se formos pacientes com o universo, teremos um bônus no dia 23 de junho: a Lua minguante estará posicionada entre Vênus e Marte, representando a Terra na sequência planetária (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno). Mercúrio ainda estará 5° acima do horizonte, mas você pode começar a observar um pouco mais cedo, às 5h.

Claro, ao se programar para as observações, confira a previsão do tempo no dia anterior. Se o céu estiver com poucas nuvens e vento, há boas chances de ter alguns minutos de céu livre. Mas se a previsão for de céu muito nublado, é melhor não alimentar muitas esperanças e poupar o sono para observar alguns dias depois.

Continua após a publicidade

Fonte: Sky & Telescope