Publicidade

50 anos da Apollo 13: assista a 2 documentários sobre a histórica missão lunar

Por| 13 de Abril de 2020 às 21h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

No dia 11 de abril, a NASA celebrou o 50º aniversário da Apollo 13, a missão lunar que quase acabou em tragédia, mas terminou com o triunfo da equipe em salvar a vida dos astronautas a bordo do módulo de comando e serviço Odyssey. Como parte de sua programação para relembrar a história da "falha bem sucedida", a agência espacial lançou um novo documentário sobre a missão, com quase 30 minutos de duração.

O filme, intitulado Apollo 13: Home Safe, apresenta entrevistas com os astronautas Jim Lovell e Fred Haise, que estavam na espaçonave quando o tanque de oxigênio explodiu. O terceiro tripulante da espaçonave, John Swigert, faleceu de câncer ósseo em dezembro de 1982.

Também aparecem no documentário os diretores de voo Gene Kranz e Glynn Lunney, além do engenheiro Hank Rotter. Parte dessas entrevistas ocorrem na sala de controle restaurada dsa missões Apollo, mas também há uma série de vídeos originais da NASA na sala de controle da missão e áudio recém-sincronizado.

Continua após a publicidade

As imagens revelam um pouco dos longos momentos de tensão enquanto a equipe colocava em prática o plano de salvar a vida dos astronautas dentro do módulo lunar da nave. Assista abaixo:

E se você gosta do assunto, há outro documentário, mais antigo, chamado Apollo 13: Houston, We’ve Got a Problem, em homenagem à famosa frase proferida por Jack Swigert. O filme foi criado pelo National Archives and Records Administration e é completamente composto por imagens de arquivo da missão.

Um pouco diferente do novo documentário da NASA, este mais antigo é um trabalho que enfatiza o controle da missão e o trabalho em equipe da nave espacial, que superou os problemas da Apollo 13, bem como a reação mundial à crise. Também há entrevistas com os astronautas após a missão, como a fala de Swigert sobre as vibrações que sentiu quando a equipe ouviu o estrondo da explosão do tanque de oxigênio. Você pode assistir ao documentário "Apollo 13: Houston, We’ve Got a Problem" clicando aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com