Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Voo 370 | Conheça a história do avião que desapareceu

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2023 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix
Tudo sobre Netflix

A Netflix estreou neste mês de março uma série documental que está intrigando muita gente. Intitulada Voo 370: O Avião que Desapareceu, a produção britânica reconta a história do avião da Malaysia Airlines que sumiu no ano de 2014.

Com 239 pessoas a bordo, o voo saiu de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim, na China, mas nunca chegou a aterrissar no país. Após mais de um ano de investigação, foram encontradas as primeiras peças do avião no mar, mas até hoje não há uma resposta concreta para o que de fato aconteceu.

Tal mistério serviu de inspiração para séries como Manifest, Mayday! Desastres Aéreos e para o documentário da Netflix, que em três episódios de 90 minutos cada trata do acidente e das possíveis teorias sobre o caso.

Continua após a publicidade

Mas, afinal como o avião sumiu?Vamos te contar a verdadeira história do Malaysia Airlines.

O início de tudo

Continua após a publicidade

Na madrugada de 8 de março de 2014, o MH37, modelo Boeing 777, da Malaysia Airlines decolou em Kuala Lumpur, na Malásia, com 277 passageiros e 12 tripulantes. O destino era Pequim, a capital da China, mas após 40 minutos o avião perdeu contato com a torre de controle.

Um radar militar conseguiu identificar sinais do avião que mostravam que o MH370 tinha saído da sua rota original e feito uma curva à esquerda (para o sul). Após essa manobra, ele ainda voou por sete horas seguidas até, supostamente, cair no mar.

Em 2018, foi publicado o relatório final do desaparecimento do MH370. Os malaios e representantes de sete países que participaram das investigações concluíram que o Malaysia Airlines realmente mudou a trajetória de voo estipulada. Além disso, não foi detectado nenhum problema envolvendo os pilotos que pudesse motivar a derrubada intencional do avião.

Continua após a publicidade

Outro ponto ressaltado no relatório é que não foi possível determinar se o avião partiu ao cair no oceano ou ainda no ar. Muitos destroços foram encontrados na costa da África.

O primeiro episódio da série da Netflix, intitulado O Piloto, mostra as primeiras horas e dias após o sumiço do MH370, incluindo o desespero dos familiares, as teorias e as falsas acusações que começaram a surgir.

Teorias da conspiração

Continua após a publicidade

Assim que o Boeing 777 sumiu, começaram a surgir teorias sobre o motivo de tal desastre. Entre as principais estão a de que o piloto, Zaharie Ahmad Shah, teria cometido suicídio, mas essa especulação não explica o porquê de o avião demorar tantas horas para cair.

Em julho do mesmo ano, a Malaysia Airlines teve outra aeronave, do voo MH17, abatida por um míssil russo, o que aumentou as especulações de que o MH370 possa também ter sido abatido pela Rússia.

Vale lembrar que os primeiros destroços da aeronave só foram encontrados um ano depois, nas Ilhas Reunião (França). As buscas intensas pelo MH370 duraram quatro anos e cobriram uma área de mais de 100 mil km².

Continua após a publicidade

No segundo episódio da série, O Sequestro, o público acompanha a discussão dos especialistas que falam sobre a probabilidade ínfima de duas aeronaves da mesma companhia aérea caírem no mesmo ano. Isso fez com que as teorias da conspiração ganhassem ainda mais forças.

O fim das buscas

Após 16 meses de buscas, uma asa de avião foi encontrada na costa leste africana. Especialistas e o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirmaram que o objeto era parte do MH370, mas muitos familiares e jornalistas desconfiaram de tal afirmação.

Continua após a publicidade

As buscas ainda continuaram por mais tempo e outras supostas partes do avião foram encontradas na Tanzânia, Moçambique, África do Sul, entre outros países da África.

No terceiro e último episódio da série da Netflix, chamado de A Interceptação, outra teoria é analisada: desta vez de que o avião estaria levando carga suspeita sem o conhecimento da tripulação.

Voo 370: quem está no elenco da série?

Continua após a publicidade

Para contar essa história baseada em fatos reais, a Netflix trouxe parentes das vítimas, além do jornalista científico Jeff Wise, que assina o livro The Plane That Wasn’t There: Why We Haven’t Found MH370 (O avião que não estava lá: por que não encontramos o MH370, em tradução livre). Também completam o elenco a repórter Florence de Changy.

Quando assistir à Voo 370: O Avião que Desapareceu?

Quem ficou intrigado com a história do Voo 370, pode assistir à série documental Voo 370: O Avião que Desapareceu na Netflix.