The Batman tem cena pós-crédito?

The Batman tem cena pós-crédito?

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2022 às 10h00
Divulgação/Warner Bros.

The Batman finalmente chegou aos cinemas depois de diversos adiamentos e alguns atrasos e, com isso, é natural toda a empolgação dos fãs com o longa. Mais do que isso, o filme é tão bem construído que é óbvio que todo mundo acaba empolgado com a possibilidade de uma sequência. Assim, é natural ver todo mundo na expectativa por uma cena pós-crédito.

Mas The Batman tem alguma cena extra depois dos créditos? Assim como todos os filmes baseados em super-heróis têm feito, o longa realmente tem um pequeno trecho escondido, mas não é exatamente aquilo que os fãs imaginam.

Filme tem cena pós-crédito, mas não como você espera (Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Isso porque, ao invés de ser um gancho para uma eventual continuação ou qualquer coisa do tipo, o longa tem apenas uma pequena brincadeira em seus momentos finais — o que pode frustrar quem chegou até ali com muita expectativa.

Em determinado ponto da história, o Batman (Robert Pattinson) começa a se comunicar com o Charada (Paul Dano) por meio de uma rede de internet. Basicamente, é aquela velha tela preta com letras verdes que a gente sempre vê no cinema quando o assunto é hacker. Pois bem, a cena pós-crédito retoma essa linguagem para fazer uma pequena piada com o público.

Tão logo o último nome sai da tela, vemos um enorme <?> ocupar a projeção. Contudo, ao invés de termos algo relacionado ao retorno do Charada ou qualquer conexão com o futuro do Batman, há somente um simpático “Tchau, tchau” aparecendo antes de as luzes do cinema se acenderem e todo mundo ir embora para casa.

Ganchos para o futuro

Isso não quer dizer, porém, que The Batman deixa o fã na mão. Embora o pós-crédito seja muito mais um chiste do que um gancho, o longa deixa várias pontas que podem ser exploradas em um futuro breve. A mais óbvia delas é a conversa do Charada com aquele que se oferece para ser seu amigo.

Futuro do Pinguim deve ser desenvolvido em série própria (Imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Além disso, temos também as conexões feitas com as futuras séries da HBO Max. Já foram prometidos dois seriados: um dedicado às histórias do Departamento de Polícia de Gotham e que deve mostrar a transformação de Gordon (Jeffrey Wright) em Comissário, além de sua tentativa de combater o crime enquanto se livra dos policiais corruptos dentro da corporação.

O outro será dedicado ao Pinguim (Colin Farrell), que termina o filme justamente com a oportunidade ideal para se tornar o chefão do crime de Gotham que a gente conhece nos quadrinhos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.