Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terra e Paixão | Sobre o que é a nova novela das 9 da Globo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Abril de 2023 às 16h05

Link copiado!

Reprodução/Globo
Reprodução/Globo

No dia 8 de maio, a Rede Globo estreia Terra e Paixão, sua nova novela das 21 horas, que entra para substituir Travessia. Assinada por Walcyr Carrasco e com direção artística de Luiz Henrique Rios, a trama será ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul, e contará uma história de superação, amor e paixão, além de abordar temas como agronegócio e o uso de terras produtivas.

Conhecido por ter em seu currículo sucessos como Senhora do Destino, Chocolate com Pimenta e Verdades Secretas, Walcyr conta como é o seu processo de escrita e como se dedica intensamente a cada personagem.

"Eu choro e rio quando escrevo. Se minhas emoções são autênticas, acredito que o público saberá compartilhá-las. Sempre sinto um frio na barriga antes das estreias, ainda mais agora com um projeto tão importante, que mostrará aspectos lindos, mas também dramáticos da sociedade brasileira”.
Continua após a publicidade

Foi com todas essas emoções à flor da pele que ele deu início a mais uma novela, que, segundo ele e o próprio elenco, promete ser mais um sucesso de crítica. Conheça a trama agora!

Aline: uma guerreira contemporânea

A trama da nova novela das nove da Rede Globo começará mostrando a protagonista Aline (Barbara Reis), uma mulher forte e trabalhadora que vivia com o marido Samuel e com o filho na pequena cidade de Nova Primavera. Professora, ela trabalhava na escola da região, mas, após perder o marido em um atentado que sofreu em sua casa, se vê sozinha e desamparada, sem saber muito que rumo tomar.

É a partir de então que ela começa a lidar com as máquinas e com o agronegócio, com a ajuda de Jonatas (Paulo Lessa), o primo de Samuel. Além dele, ela conta também com o apoio de Jussara (Tatiana Tiburcio), sua mãe.

A mulher sempre apoiou a filha, mas desejava que ela vendesse as terras e se mudasse com o filho para a capital, o que não acontece, uma vez que Aline está determinada a lutar contra Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro) — dois irmãos, filhos do poderoso fazendeiro Antônio LaSelva (Tony Ramos) — para proteger o que é seu.

Continua após a publicidade

Família LaSelva: a dona do Mato Grosso do Sul

Encabeçada por ninguém menos que Tony Ramos no papel do poderoso dono de terras, Antônio LaSelva, esta família guarda segredos há várias gerações. Os filhos Caio e Daniel, embora tenham personalidades totalmente distintas, irão se apaixonar pela mesma mulher, Aline, e ainda terão que disputar o coração da moça com Jonatas, que não desistirá de conquistar o seu amor.

Do outro lado temos Irene, a esposa de LaSelva, vivida por Glória Pires — que repete a parceria com Tony Ramos pela quinta vez. Ambiciosa e poderosa, ela abusa dos acessórios para compor seu visual de perua e não pensa no bem-estar de mais ninguém além da sua própria família.

Em entrevista à imprensa, Glória garantiu que, apesar de interpretar uma vilã, o público irá se apaixonar pela sua personagem e também pela novela:

Continua após a publicidade
“As pessoas podem esperar dessa novela muitas surpresas, uma característica forte do gênero, e especialmente do Walcyr, que trabalha com isso de forma muito interessante. Somos pegos com pequenas frases que ele traz nos capítulos, que nos instigam a querer saber o que vem por aí. A novela ressalta todas as qualidades de um folhetim, tem uma equipe incrível de direção, figurino, cenografia, arte, e um elenco maravilhoso. É uma celebração do gênero em grande estilo."

O Clã Gentil

Se de um lado temos a poderosa família LaSelva, do outro estão os Gentil, pessoas simples e de bom coração que tentam sobreviver na pequena cidade interiorana de Nova Primavera.

Continua após a publicidade

O clã é formado por Gentil (Flávio Bauraqui), o patriarca, um homem simples e trabalhador, mas que esconde um segredo ligado à Antônio LaSelva; Jonatas — que nutre um sentimento secreto por Aline —; e Menah (Camilla Damião), uma moça doce e calma.

O ator Flávio Bauraqui falou à imprensa sobre a convivência de seu personagem com os filhos:

"Eu acho a relação dessa família muito bonita, é uma relação de amor, de confiança, de diálogo. Existe um jogo aberto nessas relações, uma proteção. Eles se cuidam, se admiram e também se questionam, o que eu acho uma parte bem interessante".
Continua após a publicidade

Tadeu e Gladys

Completando o elenco principal da novela, temos Tadeu (Claudio Gabriel) e Gladys (Leona Cavalli), marido e esposa que, juntos, têm uma única filha; Graça (Agatha Moreira). Patriota, conservador e defensor dos valores tradicionais, Tadeu é um homem rígido e ambicioso que tenta manter as aparências, mas que traz desejos e fantasias ocultas.

No trabalho, ele gosta de frequentar sites adultos, e é por meio de um desses que conhece a prostituta Anely (Tata Werneck). Enquanto isso, sua esposa Gladys — que também é fiel aos valores tradicionais — vive um romance com o cafajeste Luigi (Rainer Cadete), um homem sem escrúpulos que também namora Petra (Débora Ozório), filha de LaSelva.

Por fim, mas não menos importante, Graça é uma patricinha moderna e mimada que quer tudo à sua maneira, e tenta a todo custo arrebatar o coração de Daniel (Johnny Massaro).

Continua após a publicidade

Povos indígenas

Os povos indígenas também serão retratados na nova novela de Walcyr Carrasco. De acordo com o autor, eles trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas, seus cultos e a conexão com outros povos abrigados na floresta, que também perderam suas terras e, muitas vezes, sua identidade.

Daniel Munduruku viverá Jurecê Guató, o pajé da etnia guató, um homem sábio que tem consciência da situação dos indígenas, mas que olha para tudo com uma visão condescendente, acreditando que “outros mundos surgirão”.

Continua após a publicidade

Seu filho é Raoni Guató (Mapu Huni Kui), um homem pacífico que está sendo preparado para assumir o lugar do pai. Além dele, há também Iraê Guató (Suyane Moreira), sua outra filha, uma mulher sábia que é especialista em ervas e conhece tudo sobre a medicina da floresta. Suyane conta que se inspirou na avó para compor a personagem.

"Eu guardo muitas lembranças boas da minha avó, da minha infância, do conhecimento dela. Ela era uma mulher bem pequenininha no físico, mas gigante nas atitudes. Lembro da força do olhar, a força do agir, a força da decisão que ela tinha, e que eu de alguma forma estou retratando nessa personagem".

Lucinda, Andrade e Cristian

Continua após a publicidade

A nova novela de Walcyr Carrasco abordará temas importantes como o alcoolismo e o bullying. Andrade, vivido por Ângelo Antônio, será um alcoólatra que se torna violento quando bebe e acaba agredindo fisicamente a esposa Lucinda (Débora Falabella). Ela por sua vez, não aceita as agressões e impõe seus limites, ao mesmo tempo em que tenta ajudar o marido a se livrar do vício.

Em meio a isso tudo está Cristian (Felipe Melquiades), o filho do casal, que sofre preconceito na escola por ser portador de albinismo. Por meio dessas temáticas, Walcyr tentará conscientizar a sociedade ao mesmo tempo que explora os vários vieses das relações humanas.

Quando estreia Terra e Paixão na Globo?

Continua após a publicidade

Quem ficou empolgado com a trama do novo folhetim das 21 horas, não precisará esperar muito para assisti-lo. A novela estreia na segunda-feira, dia 8 de maio, na Rede Globo, logo após o Jornal Nacional.