Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre novela, série e seriado?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Novembro de 2022 às 18h30

Link copiado!

Warner Bros/Rede Globo/AMC
Warner Bros/Rede Globo/AMC

Em alguns países latinos, como no Brasil e no México, é bastante comum que a grade diária da televisão aberta seja composta por várias novelas. Aqui, por exemplo, vemos uma novela começando no final da tarde, outra no meio da noite e uma última lá no fim do dia, contemplando o último dos horários nobres do canal.

Uma novela pode levar meses até chegar ao seu final, assim como uma única temporada de série, ou uma minissérie, mas são dois formatos diferentes de contar histórias. Inclusive, séries e minisséries são diferentes de seriado, e essas distinções acontecem por um simples detalhe.

Se você ainda não parou para pensar em qual é a diferença entre uma novela, série e seriado, não se preocupe, o Canaltech vai te explicar agora!

Continua após a publicidade

O que é uma série?

Antes de entender o que é uma novela, vamos lembrar o que caracteriza uma série. Ela pode ter dois formatos: tradicional e minissérie. Enquanto no primeiro as histórias centrais mudam a cada temporada, na minissérie assistimos a apenas uma temporada, com poucos episódios ou não, e temos a certeza de que veremos o final da história no último capítulo.

Continua após a publicidade

Na série, cada final de temporada traz um gancho para as próximas e só saberemos o final de tudo quando a produção chegar ao fim, o que depende de renovações. Cada temporada de série costuma ser lançada anualmente, então uma série pode durar vários anos, ou até mais de uma década, e tudo vai depender da audiência, seja através da resposta do público ou do retorno financeiro.

E seriado?

Ainda precisamos entender o que caracteriza um seriado e o que o torna diferente de uma série. Basicamente, seriados contam uma história diferente a cada episódio. Um seriado não precisa, necessariamente, mudar de personagens e contexto, apenas trazer um episódio que faça sentido sem precisar ter assistido ao resto, ainda que exista um enredo que os amarrem.

Geralmente, tramas de comédia optam pelo uso do formato de seriado, como Friends, How I Met Your Mother e The Big Bang Theory. Por mais que exista um enredo central, vemos um acontecimento diferente a cada episódio.

Continua após a publicidade

Então, o que é uma novela?

Uma das características mais marcantes das novelas é que elas são compostas por vários capítulos. Não estamos falando de 20, 30, ou 40, mas sim de várias dezenas deles, podendo totalizar mais de 200 episódios! Nas novelas, acompanhamos a um episódio por dia, cada um começando de onde o anterior parou, tudo isso sem intervalo, ou seja, sem temporadas.

Continua após a publicidade

Ao assistir a uma novela, nos comprometemos a conferir os acontecimentos praticamente todos os dias, de segunda a sábado, em episódios que podem durar mais de uma hora. O último episódio, inclusive, sempre é em uma sexta para que seja reprisado no sábado.

Então, a diferença entre uma novela, série e seriado, é que as novelas contam uma história de forma contínua e quase diária, com um episódio dando gancho para o seguinte. Já a série se organiza em episódios semanais, com a trama dividida em temporadas e os acontecimentos mais marcantes acontecendo ao fim delas, e os seriados contam uma história a cada episódio. Enquanto uma novela pode durar quase um ano, uma série pode durar quase 10 anos!