Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars | Quando Darth Vader descobriu que Luke Skywalker era seu filho?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Junho de 2022 às 22h30

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

Embora Star Wars já esteja aí há 45 anos, a franquia ainda acumula diversas pontas soltas e perguntas sem respostas. E é nesse vão de oportunidade que as séries chegam para tentar aparar todas as arestas deixadas pelos filmes. Foi assim que Obi-Wan Kenobi mostrou como Obi-Wan descobriu que Anakin se tornou Darth Vader e como O Livro de Boba Fett revelou de que forma o caçador de recompensas escapou da morte em O Retorno de Jedi.

Só que, ainda assim, algumas incógnitas ainda permanecem e em pontos importantes. Uma delas diz respeito a uma das frases mais icônicas de toda a série Star Wars: a revelação de que Darth Vader é pai de Luke Skywalker.

O momento da verdade acontece em O Império Contra-Ataca, mas não é mostrado em momento algum do filme como o vilão descobriu seu parentesco com o herói. Mais do que isso, quando nos voltamos para Uma Nova Esperança, vemos que Vader não faz a menor ideia de quem é o garoto com Obi-Wan, o que faz com que o exame de DNA só tenha chegado em algum momento entre os dois filmes.

Continua após a publicidade

E embora a descoberta tenha acontecido fora das telas, isso não quer dizer que ela não foi abordada. Por ser um ponto tão importante da história, o Universo Expandido deu um jeito de abordar o assunto e entregou uma das cenas mais épicas e impactantes de tudo envolvendo Star Wars.

A suspeita

Toda a descoberta de Darth Vader acontece nas páginas dos quadrinhos oficiais da série. Depois que a Disney adquiriu os direitos de Star Wars, ela passou a borracha no Universo Expandido que existia até então e tratou de lançar novos conteúdos que passaram a valer para o cânone oficial da saga. Entre elas, estava o gibi Star Wars, publicado pela Marvel.

Continua após a publicidade

E as primeiras edições dessa revista se passavam justamente entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, mostrando alguns eventos até então inéditos sobre a luta da Aliança Rebelde contra o Império. Isso incluiu, por exemplo, um novo confronto entre Luke e Vader.

Nesse momento, o vilão não fazia a menor ideia de quem era o garoto. No máximo, que ele havia sido treinado por Obi-Wan e que participou da ação de culminou na destruição na Estrela da Morte. Contudo, ele tanto não dá muita bola para quem é Luke que ele rapidamente vence o primeiro confronto, mas não sem ficar com algumas interrogações em sua cabeça semi robótica.

Durante essa primeira luta, Vader deixa claro o quão poderoso é e rapidamente vence Luke — tanto que faz questão de esfregar na cara do adversário que ele não é um Jedi, embora tenha um sabre de luz. E é nesse momento que o vilão pega a arma e a reconhece. Nesse meio tempo, Luke recupera o sabre e dá um jeito de fugir.

Continua após a publicidade

Ainda assim, Darth Vader fica bastante intrigado com aquilo. Apesar do seu ódio por Obi-Wan, ele sabe que seu antigo mestre não entregaria o sabre de luz que pertenceu um dia a Anakin a um Padawan qualquer. E, sabendo que aquele misterioso garoto também tinha sido o responsável por destruir a Estrela da Morte, decide ir atrás para saber quem ele é de verdade.

A revelação

Antes de qualquer coisa, vamos combinar que a identidade de Luke é o segredo mais óbvio de toda a galáxia. Afinal, tiveram a brilhante ideia de esconder o filho de Anakin Skywalker em seu planeta natal, aos cuidados de seus tios e mantendo o nome de Skywalker. Assim, não é preciso ser um grande detetive para fazer as conexões.

Continua após a publicidade

O grande ponto é que, ao longo de todo o período em que se tornou Darth Vader, o vilão nunca mais retornou a Tatooine, o que ajudou a manter a existência de seu filho acobertada. Ainda assim, bastaria ouvir o nome do filho do herói da Aliança Rebelde para descobrir. E foi o que aconteceu.

Ainda no gibi Star Wars, Vader pede para que Boba Fett vá atrás desse pseudo-Jedi que o desafiou com seu antigo sabre de luz e que foi capaz de destruir a Estrela da Morte. E, embora o caçador de recompensas retorne de mãos abanando, a única informação que ele coletou já é valiosa o suficiente.

A cena é retratada em Star Wars #6 (e ampliada em Darth Vader #6), Boba Fett reporta que descobriu apenas o nome do rebelde: Skywalker. E, nesse momento, a HQ traz um excelente flashback com Vader relembrando de Padmé contando sobre sua gravidez e do Imperador dizendo que a amada foi morta pelo próprio Anakin descontrolado pelo Lado Sombrio. E, sem conseguir se controlar — mas, ainda assim, completamente imóvel —, vemos Darth Vader destruir tudo à sua volta com a Força no instante em que descobre ter um filho.

Continua após a publicidade

É uma sequência rápida de apenas cinco páginas que é impactante por uma série de razões. Mostra o quanto a descoberta abalou o vilão, evidencia o quanto a morte de Padmé ainda o abala e dá uma nova demonstração do quanto Darth Vader é poderoso. E, o que é mais importante, justifica como o vilão começa O Império Contra-Ataca já sabendo de tudo.

Assim, quando o Imperador fala sobre o jovem Skywalker e que ele é filho de Anakin, Vader não se abala. É por já saber que Luke é seu filho que o vilão se antecipa e cogita trazer seu primogênito — e que, até esse momento, ele acredita ser o único — para o Lado Sombrio.

E sobre Leia?

Continua após a publicidade

Já a revelação de que havia uma segunda criança acontece dentro dos filmes, nos momentos finais de O Retorno de Jedi. É ao usar a Força para entrar na cabeça de Luke que Vader descobre o quanto os seus sentimentos pela Aliança Rebelde são fortes, “principalmente por sua irmã”.

Essa é outra passagem icônica dentro da trilogia original e que traz um toque até poético para a morte do velho Anakin. Afinal, é em seu leito de morte que ele descobre que seus filhos, os frutos de seu amor por Padmé, sobreviveram. Era o resquício de bondade do vilão que o próprio Luke disse que iria encontrar.