Publicidade

Star Wars | Livro revela que Boba Fett foi base da criação de Darth Vader

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Maio de 2021 às 17h00

Link copiado!

Titan Comics/Disney
Titan Comics/Disney

Para quem adora saber detalhes de bastidores e todo tipo de curiosidade sobre Star Wars, a Titan Comics está prestes a lançar a edição comemorativa Star Wars: The Empire Strikes Back 40th Anniversary Special. O lançamento só acontecerá em 1º de junho, mas, para a sorte dos fãs de Boba Fett, o CBR divulgou um material especial sobre o personagem, com imagens e informações que poderão ser encontradas no novo livro.

Boba Fett apareceu oficialmente pela primeira vez em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980), mas já havia sido apresentado antes ao público, no terrível The Star Wars Holiday Special. Na franquia, ele teve poucas linhas, apareceu raras vezes e nunca foi citado por outro personagem, a não ser por Leia… em uma cena que foi excluída do corte final.

Continua após a publicidade

Desde o lançamento de O Império Contra-Ataca até hoje, Boba Fett é um dos personagens mais amados pelos fãs, que criaram histórias e especularam sobre todos os aspectos da vida do personagem. O que poucos sabem é que ele surgiu como uma versão do Darth Vader.

Origem

“Um bocado de filmes foram feitos sobre caçadores de recompensas no Velho Oeste, é daí que veio isso”, explicou George Lucas, fornecendo também a explicação perfeita do porquê a série O Mandaloriano é um faroeste. Uma visita a filmes como Três Homens em Conflito ou Por um Punhado de Dólares, ambos de Sergio Leone, pode revelar diversas referências desse núcleo de Star Wars. Lucas também explicou que Boba Fett tem algo a ver com Vader no que diz respeito à aparência de ambos:

Continua após a publicidade
"Quando eu estava escrevendo os primeiros roteiros de Star Wars, eu queria desenvolver um personagem essencialmente maligno e que fosse assustador. Darth Vader começou como uma espécie de caçador de recompensas intergaláctico em um traje espacial e evoluiu para um cavaleiro mais grotesco conforme eu me aprofundava mais em cavaleiros e nos códigos de tudo. Ele se tornou mais um Lorde das Trevas do que um caçador de recompensas mercenário. O personagem Boba Fett é realmente uma versão inicial de Darth Vader. Ele também é muito parecido com o homem-sem-nome dos Westerns de Sergio Leone".

Se compararmos com a arte conceitual feita por Ralph McQuarrie, o Boba Fett que conhecemos parece bastante diferente, sobretudo porque a ideia inicial era criar um personagem que usasse um uniforme branco, similar aos dos stormtroopers. Outras ideias, como o do equipamento que fica na região da boca, foram absorvidos pelo visual do Darth Vader.

Continua após a publicidade

Traje

Joe Johnston, que ajudou a criar os conceitos visuais de Star Wars, foi o responsável pela pintura da armatura nos tons de verde, vermelho e amarelo: “Era um design simétrico, mas eu o pintei de tal forma que parecia que ele havia retirado partes e feito algumas personalizações em seu traje; ele tinha pequenos troféus pendurados em seu cinto, pequenas tranças de cabelo, quase como uma coleção de escalpos.”

Continua após a publicidade

Quando o traje de Boba Fett estava completo, o assistente de edição Duwayne Dunham foi chamado para prová-lo, mas o lança-chamas construído pela Industrial Light & Magic falhou em seu primeiro teste: o combustível vazou e acabou queimando Dunham.

Famoso por produzir Star Wars e Indiana Jones, o produtor Robert Watts também estava envolvido na história e foi o responsável por chamar seu meio-irmão, Jeremy Bulloch, para interpretar Boba Fett: “Eu liguei para ele e disse, ‘Se o traje servir, o papel é seu'”. E deu certo, ainda que Bulloch não tenha sido o único a vestir o uniforme ao longo do tempo.

Fonte: CBR