Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samaritano | Conheça o novo filme de super-herói do Prime Video

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Agosto de 2022 às 12h00

Link copiado!

Prime Video
Prime Video

Aos 76 anos de idade, Sylvester Stallone parece ser a escolha perfeita para protagonizar Samaritano, novo filme que chega ao Prime Video nesta semana. O ator foi um dos ícones do cinema de ação nos anos 1980 e 1990 e, mesmo já sendo um senhor septuagenário, segue em nosso imaginário como esse herói brucutu que ele foi no passado — tal qual o super-herói que ele vive no longa.

“Baseado” em um quadrinho independente, Samaritano não é a estreia de Stallone no mundo dos super-heróis. O velho Rocky Balboa já participou tanto de filmes da Marvel quanto da DC, mas essa é a primeira vez que ele protagoniza uma história assim e com um personagem que se assemelha muito à sua própria história — e é por isso que o filme vem chamando tanto a atenção.

O mais curioso é que Samaritano repete uma história até um tanto quanto conhecida: um herói do passado tenta viver uma vida normal e longe da ação do passado, mas é forçado a voltar à ação depois de anos de inatividade. É basicamente um John Wick ou mesmo um Anônimo com superpoderes.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, há alguns elementos no longa que o tornam bem diferente daquilo que a gente já está habituado a ver nesse gênero tão prolífico e que, por isso mesmo, chamam nossa atenção para o retorno de Stallone ao cinema de pancadaria.

A história por trás do herói

Embora a gente esteja sempre girando em torno de Marvel e DC, o mercado editorial de quadrinhos nos Estados Unidos tem outras editoras produzindo histórias e criando seus próprios universos. É o caso da Mythos Comics, uma pequena editora independente que apresentou o Samaritano pela primeira vez em 2015.

Continua após a publicidade

O personagem e o próprio conceito do herói aposentado foram criados por Bragi F. Schut e todo o processo é bem diferente daquele que estamos acostumados a ver com personagens como Batman, Homem-Aranha e Vingadores. Isso porque, ao contrário desses medalhões que têm décadas de histórias que são transportadas para o cinema, o herói vivido por Stallone já nasce com um pézinho em Hollywood.

Segundo o próprio Schut, todo o conceito do personagem nasceu primeiramente na concepção do roteiro e que foi a partir dessa ideia é que ele adaptou o universo para quadrinhos. O ponto é que, como fazer um gibi costuma ser mais rápido do que fazer um filme, o Samaritano apareceu antes nas páginas das revistas.

Essa é uma diferenciação interessante, pois coloca uma interrogação no fato de o longa ser ou não uma adaptação de quadrinhos. Em linhas bem gerais, é quase como se ele ficasse no limiar de ser um filme original e uma obra adaptada. E o que vai sair disso, só vamos descobrir quando o projeto chegar ao Prime Video.

Continua após a publicidade

A gente encontra uma pista no próprio currículo de seu autor. Antes de criar o Samaritano — tanto o roteiro do filme quanto a HQ —, Schut trabalhou em alguns filmes que chegaram por aqui, ainda que nenhum deles tenha sido um grande sucesso. O maior destaque fica com a série Escape Room, que cria uma tensão de suspense e terror dentro desse tipo de jogo.

Por outro lado, ele também escreveu Caça às Bruxas, um filme protagonizado por Nicolas Cage e que faz parte de projetos que o pessoal usa para tirar sarro do ator.

Quem é o Samaritano

Continua após a publicidade

Sabendo tudo isso, surge a grande dúvida: quem é o Samaritano, o herói que vai ganhar seu próprio filme no Prime Video? A verdade é que ele é um ninguém.

E isso não é nenhuma crítica. Na verdade, é o ponto de partida da história. Tanto o quadrinho quanto o filme começam mostrando que o personagem foi um herói que viveu seu auge no final dos anos 1990, mas que foi morto em uma grande batalha contra seu arqui-inimigo, o Nemesis.

Quer dizer, supostamente morto. Ele aproveitou a ocasião para forjar a própria morte e se aposentar da vida heroica, passando a viver como um velho recluso no subúrbio de Acropolis, uma cidade que vive um aumento expressivo dos índices de violência. Contudo, para o velho herói, isso não é mais problema dele e sua única preocupação atual é garantir o que comer naquele dia — e, por isso mesmo, passa a garimpar lixo em busca de coisas que possam ser reaproveitadas.

Continua após a publicidade

Só que tudo isso muda quando Sam (Javon Walton), um garoto que vive na vizinhança do Samaritano, passa a suspeitar que aquele velho louco da casa ao lado pode ser esse super-herói que todos acreditam ter morrido décadas atrás. E, como toda criança pentelha de filmes, vai infernizar a vida do Stallone até confirmar suas suspeitas.

Só que, é óbvio, isso não vai acontecer sem que haja uma boa razão para o velho herói voltar à ativa. Assim, temos o surgimento de uma perigosa gangue comandada por Edwin (Johan Philip Asbæk) colocando todo o bairro em risco e forçando o Samaritano a vestir seu uniforme mais uma vez depois de tanto tempo.

O que esperar do filme

O trailer divulgado não apresenta a ideia mais original do mundo, mas traz alguns vislumbres ali que realmente soam interessantes. A própria ideia do herói aposentado que retorna é um tropo conhecido — lembra de Hancock? —, mas que pode funcionar muito bem em uma época em que vemos cada vez mais personagens uniformizados terem sua origem contada.

Continua após a publicidade

Assim, o que o crepúsculo da vida heroica tem a nos contar? E, mais importante, o que esse tipo de retorno tem a oferecer?

Sendo bem sincero, é difícil falar qualquer coisa vindo do material original. Como a HQ é independente e nunca foi lançada no Brasil, a gente não tem noção alguma do tom que a história adota e o próprio trailer não mostra muito além do herói fazendo piadinha com sua idade e dando marretada em bandido.

Por outro lado, outras HQs já abordaram essa temática no passado e pode ser que Samaritano beba dessa fonte. É o caso de Reino do Amanhã, da DC, que fala justamente sobre um renascer da esperança personificada nos marmanjos de collant colorido e como eles são mais do que necessários em tempos sombrios.

Continua após a publicidade

Assim, caso Samaritano siga por esse caminho, o filme pode ser interessante e trazer essa tônica da importância do super-herói no imaginário popular e ir além da pura pancadaria gratuita. Afinal, foi esse tipo de ação vazia que fez o próprio Stallone se perder em sua carreira.

E, depois de ter recuperado o brilho de seus trabalhos em projetos com mais conteúdo, seria muito triste ver o veterano brucutu cair nas mesmas armadilhas do passado.

Samariano chega ao Prime Video no próximo dia 26 de agosto.