Publicidade

Renascer | Compare os personagens das duas versões da novela da Globo

Por| Editado por Durval Ramos | 02 de Janeiro de 2024 às 19h12

Link copiado!

TV Globo
TV Globo

Renascer, nova novela das 21h da TV Globo, estreia no próximo dia 22 de janeiro na grade da emissora. Remake de um folhetim de Benedito Ruy Barbosa, transmitido em 1993, o drama chega cheio de expectativas ao canal, tanto por ser assinado pelo neto do autor, Bruno Luperi, quanto por contar com uma trama de enorme sucesso, que faz parte da memória afetiva de muitos brasileiros.

Com uma história que se passa em Ilhéus, na Bahia, e fala muito sobre a cultura cacaueira do país, Renascer já teve muitos de seus detalhes divulgados pela Globo, que também já informou os principais nomes que farão parte de seu elenco. No casting, há atores veteranos, mas também novatos vindos diretamente do teatro baiano, que prometem trazer uma versão atualizada da história, mas tão apaixonada quanto a da década de 90. Isso sem falar de alguns retornos de membros do elenco da versão original, que assumem novos papéis no remake.

Para você descobrir quem é quem no remake de Renascer, seja na primeira ou na segunda fase da novela, o Canaltech montou uma lista de comparação do elenco, colocando os atores de cada versão lado a lado e relembrando a história de seus personagens.

Continua após a publicidade

José Inocêncio (primeira fase)

Protagonista da trama, José Inocêncio foi interpretado por Leonardo Vieira (Prova de Amor) nos anos 90, sendo vivido agora por Humberto Carrão (Rota 66: A Polícia que Mata) no remake. Essa versão jovem do personagem aparece na primeira fase da novela, quando José Inocêncio faz o seu famoso juramento aos pés do jequitibá-rei e começa a construir seu nome como fazendeiro em Ilhéus.

José Inocêncio (segunda fase)

Continua após a publicidade

Já a segunda fase da novela, ambientada anos depois, quando o protagonista se torna uma figura famosa na região, teve Antônio Fagundes (O Rei do Gado) no papel do cacaueiro. Nessa nova versão, ele será feito foi Marcos Palmeira (Pantanal), que também esteve na novela original, interpretando o filho caçula de Inocêncio, João Pedro.

Maria Santa

Continua após a publicidade

O primeiro grande amor da vida de José Inocêncio, Maria Santa, foi interpretada por Patrícia França (Sonho Meu) na obra original. Já para a adaptação de 2024, ela será vivida por Duda Santos (Travessia), que além de mulher do protagonista é a mãe de seus quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro.

José Augusto

O filho mais velho de José Inocêncio e Maria Santa, um rapaz que se torna médico para agradar o pai, foi vivido por Marco Ricca (Um Lugar ao Sol) na primeira versão. Agora ele será interpretado por Renan Monteiro (Cordel Encantado).

Continua após a publicidade

José Bento

Segundo filho do casal, mas tão mimado quanto o primeiro, José Bento foi feito por Tarcísio Filho (Éramos Seis) em 1993. Agora ele será interpretado por Marcello Melo Jr (Arcanjo Renegado) na nova versão.

José Venâncio

Continua após a publicidade

O terceiro filho do casal, que vive em um casamento infeliz, foi vivido por Taumaturgo Ferreira (Top Model) na novela original. No remake, caberá a Rodrigo Simas (As Aventuras de José e Durval) dar vida ao personagem.

João Pedro

Continua após a publicidade

O filho caçula de José Inocêncio foi vivido pelo próprio Marcos Palmeira na primeira versão da novela, mas chegará agora às telas pelas mãos de Juan Paiva (Nosso Sonho). Sempre em pé de guerra com o pai, ele é desprezado por José Inocêncio, que o culpa pela morte da mãe, falecida em seu parto. mais do que isso, as farpas entre os dois vão se intensificar com por causa de mulher.

Mariana

Vivida por Adriana Esteves (Avenida Brasil) nos anos 90, a personagem será interpretada por Theresa Fonseca (Mar do Sertão) nesta nova versão. Neta de Belarmino, Mariana acirra ainda mais as desavenças entre José Inocêncio e João Pedro, já que tanto pai quanto filho se apaixonam pela jovem.

Continua após a publicidade

Belarmino

Anteriormente interpretado poelo saudoso José Wilker (Senhora do Destino), Belarmino será agora vivido por Antonio Calloni (Além da Ilusão). Vizinho de José Inocêncio na primeira fase, ele entra em uma feroz disputa de terras com o fazendeiro, de quem se torna seu principal rival. 

Jacutinga

Continua após a publicidade

Interpretada por Fernanda Montenegro (Central do Brasil) no folhetim original, Jacutinga é a dona de um bordel, que realiza os partos dos filhos de José Inocêncio. Na nova versão, ela será feita por Juliana Paes (A Dona do Pedaço), que já prometeu entregar uma versão mais atualizada e moderna da personagem, adequada para os dias de hoje.

Teodoro

Continua após a publicidade

O grande vilão da novela, antes interpretado por Herson Capri (Tropicaliente), agora será vivido por Vladimir Brichta (Quanto Mais Vida, Melhor!). Muito invejoso de todas as conquistas de José Inocêncio, ele se torna o principal rival do fazendeiro na segunda fase da novela.