Publicidade

Renascer | Tudo o que você precisa saber sobre o remake da novela

Por| Editado por Durval Ramos | 26 de Dezembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Globo
Divulgação/Globo

Vem aí Renascer, a nova novela das 21h da TV Globo. Com data de estreia marcada para 22 de janeiro, a produção é um remake de um dos folhetins mais icônicos da emissora, criado por Benedito Ruy Barbosa em 1993. Substituta de Terra e Paixão, a novela já chega cheia de expectativas à grade da emissora, não apenas pelo legado de sua história, mas também devido ao sucesso do remake de Pantanal.

Adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, Renascer já teve o seu primeiro teaser e trailer divulgados. No primeiro vídeo, é possível ver um trecho de uma das cenas mais famosas da primeira fase, quando o protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão) enfinca seu facão nos pés do jequitibá-rei e faz um discurso profético.

“Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... nem de morte matada... nem de morte morrida!"
Continua após a publicidade

Para quem se lembra da primeira versão da novela e está ansioso pelo seu retorno, ou mesmo para quem pretende assistir a Renascer pela primeira vez, mas não sabe o que esperar do remake, o Canaltech fez uma seleção de tudo o que já sabemos sobre a adaptação.

Do que se trata a história de Renascer

Dividida em duas fases, Renascer conta a história de José Inocêncio, jovem corajoso e sonhador que decide fazer a vida na cidade de Ilhéus, na Bahia. É no local que ele faz um pacto com o jequitibá-rei e se transforma em um poderoso fazendeiro, produtor de cacau, que passa a ter grande influência na região.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Antes de se transformar nessa poderosa figura, no entanto, Inocêncio se apaixona pela inocente Maria Santa, jovem com quem se casa e tem quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro.

Este último, caçula da família, passa a ser desprezado pelo pai após a morte da mãe, que não acaba resistindo às complicações do parto. Uma relação de amor e ódio que perdura por toda a vida, mas que atinge seu ápice quando João Pedro e José Inocêncio se apaixonam pela mesma mulher, Mariana.

Sedutora e ambiciosa, Mariana é neta daquele que, no passado, já foi um dos maiores inimigos de Inocêncio, Belarmino. Além dele, no entanto, o fazendeiro também tem uma rixa com Teodoro, com quem trava uma disputa pela posse de terras.

Continua após a publicidade

Quem faz parte do elenco da novela

Além de Humberto Carrão, que dá vida a José Inocêncio na primeira fase (o personagem foi vivido por Leonardo Vieira nos anos 90), a novela conta ainda com:

  • Duda Santos como Maria Santa;
  • Antonio Calloni como Coronel Belarmino;
  • Juliana Paes como Jacutinga;
  • Maria Fernanda Cândido como Cândida;
  • Enrique Díaz como Coronel Firmino
  • Fábio Lago como Venâncio.

Já na segunda fase, é Marcos Palmeira quem assume como protagonista. Um detalhe curioso sobre a sua participação é que Marcos Palmeira também esteve na primeira versão da obra, só que no papel de João Pedro, o filho desprezado por José Inocêncio (anteriormente feito por Antônio Fagundes). Nesta nova versão, no entanto, cabe aos atores Renan Monteiro, Marcello Melo Jr., Rodrigo Simas e Juan Paiva fazerem os filhos do fazendeiro, sendo eles, respectivamente, José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro.

Continua após a publicidade

Completam ainda o elenco de Renascer, Theresa Fonseca, Vladimir Brichta, Sophie Charlotte, Camila Morgado, Irandhir Santos, Alice Carvalho, Jackson Antunes, Xamã e outros.

Quais mudanças estão por vir

Continua após a publicidade

Diferente do que aconteceu na trama de 1993, Renascer terá uma primeira fase mais longa, que dará mais tempo de tela aos seus personagens iniciais.

Em uma coletiva de imprensa realizada neste mês de dezembro, Luperi e Gustavo Fernandez, que assina a direção artística da novela, falaram sobre essa decisão, explicando os motivos que os levaram a aumentar a história inicial de cinco para oito capítulos.

“A decisão de crescer a primeira fase é fruto de duas vertentes. Primeiro porque a novela original tem uma primeira fase maior do que foi ao ar, mas que acabou sendo reduzida — tanto que ela utiliza o recurso de mostrar muitas coisas que foram filmadas como flashbacks mais tarde. Então eu tive a oportunidade de pegar a novela em seu começo, meio e fim, ler e analisar ela toda, e achei melhor condensar essa primeira fase para explorar a grandiosidade desses personagens”, explicou Luperi.

O segundo motivo, segundo o autor, foi o de ser coerente ao contexto dos dias de hoje. Segundo Bruno, a novela original começa em uma época onde o cacau era vendido quase a preço de ouro na bolsa, com a vassoura-de-bruxa (praga constante nesse tipo de plantação) só aparecendo na segunda fase. Agora, como a novela avançou 30 anos, a vassoura-de-bruxa aparece já nos episódios iniciais da trama, determinando muito do curso da novela.

Continua após a publicidade

A preocupação de ter uma trama ajustada aos dias atuais, inclusive, parece ser algo bastante presente no remake de Renascer. Ao falar sobre sua personagem, Jacutinga, Juliana Paes enfatizou bastante essas mudanças que veremos na tela.

“O público pode esperar por uma outra mulher, de outro tempo. Uma história com outro olhar para a vida. A Jacutinga que me foi encomendada pertence muito aos dias de hoje. Ela defende lutas de mulheres dos nossos tempos”, esclareceu a atriz.

Segundo Luperi, essas mudanças todas ocorrerão porque hoje ele entende o trabalho do avô como a fotografia de uma época.

Continua após a publicidade
"Eu tenho que olhar para essa foto, esse retrato de Renascer, olhar para o nosso tempo e tentar tirar uma foto parecida da nossa sociedade. Eu acho que nisso está a genialidade do autor. Pegar um retrato do seu tempo, tirar essa foto e apresentar para o Brasil. Abrir esse espelho para o Brasil olhar e se enxergar."

O remake de Renascer estreia na TV Globo no dia 22 de janeiro de 2024, às 21 horas. Além de fazer parte da grade da TV, é possível assistir à transmissão online da novela pelo Globoplay, todos os dias, de forma gratuita.