Publicidade

Velozes e Furiosos | Qual o melhor filme da franquia?

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Junho de 2021 às 17h30

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures

Não há como negar: Velozes e Furiosos é uma das franquias mais bem-sucedidas da história dos cinemas. Com um total de 11 filmes já lançados, a saga de Dominic Toretto, Brian O'Conner e sua "família" é sucesso absoluto de bilheteria e tem fãs espalhados por todo o mundo, que correm para maratonar os filmes sempre um novo lançamento desponta no horizonte.

Se você é uma dessas pessoas e sempre se perguntou qual é o melhor Velozes e Furiosos de todos, o Canaltech resolveu listar, de acordo com a crítica, todos os filmes da saga, do pior ao melhor. O ranking é feito com base nos índices do Rotten Tomatoes, agregador de publicações de críticos de cinema que, com base na avaliação de cada um deles, formula uma nota final para determinada produção cinematográfica. Os certificados variam entre Rotten, que indica que menos que 60% das críticas foram positivas; Red, que indica que pelo menos 60% das críticas foram positivas; e Fresh, que indica uma aprovação de mais 75% dos críticos.

Atenção! Esse texto pode conter spoilers.

Continua após a publicidade

11. The Turbo-Charged Prelude

The Turbo-Charged Prelude (2003) foi um curta-metragem gravado entre Velozes e Furiosos e + Velozes + Furiosos que foi incluído numa edição especial do DVD. O filme foi feito justamente para mostrar e justificar como que Brian O'Conner saiu de Los Angeles e foi para Miami, desta vez como um fugitivo procurado pelo FBI por permitir que Dominic Toretto escapasse da polícia no fim do primeiro filme. O especial dura apenas seis minutos e não tem falas, não sendo 100% essencial para assistir — a não ser que os fãs estejam cumprindo uma regrada maratona.

Continua após a publicidade

10. Los Bandoleros

Assim como Turbo-Charged, Los Bandoleros (2009) também é um curta-metragem extra do universo cinematográfico, desta vez com diálogos e uma duração mais longa, de 20 minutos. Como Dominic Toretto não apareceu em + Velozes + Furiosos, já que estava sendo procurado pela polícia, esse filme mostra o piloto com Letty. Não tem tanto a se ver, sendo apenas algo extra aos fãs da franquia.

9. Velozes e Furiosos 4

Continua após a publicidade

Marcando não só o retorno, mas o reencontro de Dominic Toretto e Brian O'Conner, Velozes e Furiosos 4 (2009) se passa cinco anos após a última vez que a dupla se viu. O filme começa com Letty, Tego Leo, Rico Santos, Cara e Han Lue roubando tanques de combustível na República Dominicana, estabelecendo uma conexão direta com o curta Los Bandoleros. Ainda assim, não demora muito para o longa dar um salto temporal e mostrar Toretto descobrindo a misteriosa morte de sua amada, fazendo-o retornar aos Estados Unidos para desvendar o que aconteceu.

Com apenas 28% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, um argumento geral dos especialistas foi justamente a falta de entusiasmo na trama do filme, embora possua algumas cenas explosivas e exorbitantes seguindo a tradição da franquia. Velozes e Furiosos 4 deixou muito a desejar.

8. + Velozes + Furiosos

Continua após a publicidade

Há quem ame, há quem odeie: + Velozes + Furiosos (2003) é uma grande polêmica na saga automobilística justamente pela ausência de Vin Diesel no elenco e Rob Cohen na direção, que comandou o primeiro filme. Ambos estavam trabalhando em Triplo X, o que fez Paul Walker protagonizar o segundo capítulo sozinho. Apesar disso, o longa introduziu dois outros personagens que permaneceram ao longo de toda a franquia: Tyrese como Roman Pearce e Ludacris como Tej.

O filme mostra Brian em Miami, agora sendo fugitivo da polícia. Ele participa de corridas de rua para ganhar a vida, mas não demora muito para acabar fechando um acordo com seu ex-chefe para voltar ao trabalho disfarçado e derrubar um traficante local em troca de uma ficha limpa. Com apenas 36% de aprovação, a crítica não achou que o filme consegue sustentar o próprio roteiro — por mais que conte com carros bonitos num novo cenário.

7. Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio

Continua após a publicidade

Há quem considere a estreia de Justin Lin na direção de Velozes e Furiosos o melhor filme de toda a saga. Em Desafio em Tokyo (2006), a história corre em paralelo com os acontecimentos da trama principal envolvendo Brian O'Conner e Dominic Toretto justamente para dar holofotes a outro personagem querido da família: Han Lue, que atua como coadjuvante por aqui. O filme concentra-se no estudante Sean Boswell, piloto de drift no Japão que não demora muito para conhecer Han e estabelecer uma amizade com ele.

Apesar de seus plot twists e a aparição especial de Dominic Toretto no fim do longa, Desafio em Tokyo não agradou os críticos e conseguiu um índice de apenas 37% de aprovação sob os argumentos que a história é fraca e as atuações são monótonas, o que tornou a continuação "decepcionante" diante do resto da franquia.

6. Velozes e Furiosos

Continua após a publicidade

O capítulo inicial de toda a história de Dominic Toretto e Brian O'Conner não agradou a crítica de cara e foram necessários outros filmes para fazer os especialistas pegarem o gosto por Velozes e Furiosos: lançado em 2001, o longa introduz o agente do FBI infiltrado na família Toretto, fã de corridas de rua clandestinas. Disposto a descobrir quem está por trás do roubo de cargas de DVD players utilizando três Honda Civics modificados, o que Brian menos esperava era se apegar àqueles que investiga.

Com 53% de aprovação, a crítica julgou Velozes e Furiosos "elegante e brilhante na superfície", mas bem cafona em alguns aspectos.

5. Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw

Continua após a publicidade

O filme mais recente da franquia, o spin-off Hobbs & Shaw (2019) elevou o nível da crítica de uma forma que, no Rotten Tomatoes, já não é considerado mais um certificado ruim. Com 67% de aprovação (quase o suficiente para adquirir o certificado fresh), a unanimidade dos críticos julgou que o filme "não é tão bom quanto os melhores episódios da série, mas obtém uma boa quilometragem de suas estrelas bem combinadas e sequências de ação exageradas."

Hobbs & Shaw segue a união dos agentes Luke Hobbs e Deckard Shaw para impedir Brixton Lore, um terrorista cibernético geneticamente aprimorado, a espalhar um vírus mortal que ele mesmo criou.

Continua após a publicidade

4. Velozes e Furiosos 8

O último capítulo da série até agora também agradou boa parte da crítica especializada. Velozes e Furiosos 8 (2017) segue Dominic Toretto sendo coagido a trabalhar para uma ciberterrorista chamada Cipher, atrapalhando totalmente sua lua de mel com Letty. A chantagem em cima do piloto o faz trair toda sua família e ajudar a criminosa a obter ogivas nucleares. A situação não dá outra alternativa para Letty a não ser convocar todos os amigos de Dom para derrotar Cipher e, consequentemente, seu marido.

A crítica concordou que esse filme abriu um novo capítulo para a franquia após a despedida de Brian O'Conner no sétimo filme, com uma história "alimentada pela mesma química contagiante do elenco e pela ação exagerada que os fãs esperam". No Rotten Tomatoes, Velozes e Furiosos 8 acumula 67% de aprovação.

Continua após a publicidade

3. Velozes e Furiosos 6

O filme que mostra que Letty na realidade não estava morta é o primeiro a subir nesse pódio: Velozes e Furiosos 6 (2013) começa com a família reunida, tranquila e feliz — após o roubo no Rio, todos levam uma vida boa e com muito dinheiro. No entanto, quando o agente Hobbs aparece e convence Dom a ajudar na captura de um ex-soldado de operações especiais chamado Owen Shaw, ele descobre que sua ex-namorada está viva. Dominic Toretto topa a missão, desde que o agente limpe seu nome e o de toda a sua família para eles voltarem aos Estados Unidos livres de problemas.

O consenso da crítica, que deu 70% de aprovação no Rotten Tomatoes, é que o sexto filme da saga possui cenas de ação de alta qualidade e humor na medida certa, com "Velozes e Furiosos 6 baseando-se na fórmula vencedora do blockbuster que fez de Operação Rio um sucesso comercial".

Continua após a publicidade

2. Velozes e Furiosos: Operação Rio

O vice-campeão do ranking foi filmado no Brasil: Operação Rio (2011), o quinto filme da franquia, acumula 77% de aprovação dos críticos, adquirindo o certificado fresh na plataforma. Neste longa, novos personagens são apresentados, como o agente Hobbs de Dwayne Johnson e a policial Elena de Elsa Pataky, mas também a família inteira finalmente se reúne na mesma tela, tanto a que veio de Miami quanto a de Los Angeles — além do revelador plot twist da cena pós-créditos.

Com Dominic sendo um fugitivo da prisão, Brian e Mia fazem o possível para resgatá-lo e convocando uma equipe inteira para derrubar o líder do narcotráfico brasileiro Hernan Reyes e roubarem centenas de milhões de dólares. Operação Rio foi julgado pela crítica como "elegante, barulhento e exagerado, orgulhosamente abraçando suas emoções de ação e injetando uma nova vida na franquia".

1. Velozes e Furiosos 7

E é para a despedida de Paul Walker que a medalha de ouro da crítica especializada foi dada e se mantém até hoje. Em Velozes e Furiosos 7 (2015), o assassino Deckard Shaw procura se vingar de Dominic Toretto, o que faz o piloto convocar sua equipe na tentativa de rastrear o antagonista enquanto também tenta obter um programa de computador e resgatar sua criadora, Ramsay.

Em um misto de ação, humor, momentos em família e um sentimento triste pela despedida do protagonista, o sétimo filme é o mais bem avaliado do Rotten Tomatoes. Com 82% de aprovação, os especialistas consideraram que o final agridoce do filme "serve uma nova rodada de emoções exageradas ao adicionar um peso dramático inesperado".

E para você? Qual é o melhor Velozes e Furiosos já lançado? Deixe sua opinião nos comentários!