Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem são os Irmãos Duffer, criadores de Stranger Things?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Julho de 2022 às 12h06

Link copiado!

Gage Skidmore/Wikimedia Commons
Gage Skidmore/Wikimedia Commons

O nome dos Irmãos Duffer está cada vez mais popular devido ao sucesso de Stranger Things. Os criadores da série se chamam Matt e Ross e são irmãos gêmeos nascidos na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 1984.

Quem os conhece sabe que os Duffer são inseparáveis — até para escrever o roteiro de suas obras estão sempre juntos. Colegas de trabalho afirmam que a sintonia é tamanha que um irmão completa a frase do outro.

Continua após a publicidade

Desde pequenos, os irmãos foram aficcionados pelo audiovisual e por obras de suspense, terror e ficção científica. Eles começaram a fazer filmes na infância usando uma câmera de vídeo Hi8, que foi um presente de seus pais.

Aliás, foi do pai, Allen Duffer, que os garotos herdaram o gosto pelas telonas. Allen levava os filhos toda sexta-feira para ver os lançamentos da semana, e assim eles se apaixonaram pelas obras de Steven Spielberg, Tim Burton e Stephen King. Essa predileção fica nítida ao assistir Stranger Things, uma vez que a série bebe da fonte dos três.

O primeiro filme dos Irmãos Duffer

Continua após a publicidade

O primeiro filme gravado pelos irmãos foi ainda na juventude: uma produção caseira de Magic: The Gathering, popular franquia de jogos de cartas. Na época, o filme já dava pistas do que viria pela frente.

Após Magic, os Duffer estiveram envolvidos em alguns curta-metragens, seja como produtores, escritores ou diretores. Entre os títulos estão: Todos nós Caímos (2005), O Leiteiro (2008), Meninos de Abraão (2009) e Embarcação (2012).

O primeiro roteiro aprovado pela Warner Bros, no entanto, só veio em 2011, com Hidden (Escondidos, em português). A produção tem um roteiro pós-apocalíptico que mostra uma família presa no subterrâneo enquanto assombrações rondam a superfície da Terra.

Continua após a publicidade

Nesse filme, já podemos encontrar as semelhanças com Stranger Things, que viria a ser lançada anos depois. Mas, para desapontamento dos Duffer, a Warner não considerou o roteiro comercial o suficiente para o cinema, e acabou lançando-o apenas em vídeo.

O sucesso dos Duffer

A sorte começou a virar para a dupla quando M. Night Shyamalan (Fragmentado) os convidou para uma parceria criativa na série Wayward Pines (sem tradução), exibida pela Fox entre 2015 e 2016.

Esse trabalho deu confiança suficiente para que os irmãos apostassem em um novo desafio que viria a ser um grande sucesso: Stranger Things, cuja história sobrenatural se passa na cidade ficcional de Hawkins, no ano de 1983, e conta sobre o desaparecimento do garoto Will.

Continua após a publicidade

Lançada em 2016 pela Netflix, a obra conquistou o público e a crítica e foi indicada a diversos prêmios, vencendo, entre eles, o Teen Choice, NMW Award, Nickelodeon Kids' Choice Award e Prêmio Saturno.

Talismã

Agora, com 38 anos, os Irmãos Duffer colhem os frutos do sucesso, mas já se preparam para realizar um sonho: produzir, junto a Steven Spielberg uma adaptação da obra de Stephen King: O Talismã.

Continua após a publicidade

A história conta a jornada épica de um garoto de 12 anos chamado Jack Sawyer, que parte em busca de uma relíquia poderosa que poderá salvar o mundo e a sua mãe do câncer. Para isso, o menino terá que cruzar os Estados Unidos e um universo paralelo chamado “Os Territórios”, algo semelhante ao que acontece na série de maior sucesso dos Duffer.

Vindo de King e contando com essa parceria de sucesso entre Spielberg e os Duffer, os fãs podem esperar que a obra seja arrebatadora. E, ao que parece, os irmãos cineastas realmente chegaram onde queriam.