Stephen King

Stephen Edwin King, Autor de uma série de livros e contos de terror e ficção sobrenatural
  • Nascimento

    21 de Setembro de 1947 em Portland, Estados Unidos

Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, em 21 de setembro de 1947. É um escritor norte-americano cujo principal gênero é terror, mas também aborda suspense, ficção científica e fantasia. Já publicou 59 romances, sendo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman.

Stephen tinha apenas dois anos quando foi abandonado pelo pai, sendo criado apenas pela mãe e irmão mais velho adotivo. Sua infância foi marcada por uma série de dificuldades financeiras e mudanças de casa em diferentes cidades norte-americanas. Há quem diga que o que inspirou seu lado sombrio e criações perturbadoras foi um acidente presenciado ainda pequeno, em que um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e atropelado por um comboio. O próprio autor nega ser esse o início de suas inspirações macabras.

Em 1966, ingressou na Universidade do Maine, onde escrevia uma coluna intitulada “King’s Garbage Truck” para o jornal estudantil. Conheceu sua esposa, Tabitha Spruce ali, e casaram-se em 1971. O período na faculdade inspirou muitas de suas histórias, como “The Mangler” e “Roadwork”.

Uma de suas primeiras ideias para um romance era sobre uma jovem com poderes psíquicos, mas Stephen desistiu da ideia. Foi então que sua esposa resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever essa história. Ele terminou o romance e intitulou como “Carrie”, enviando para a editora de livros norte-americana Doubleday. Pouco antes do livro ser publicado, sua mãe faleceu vítima de um câncer no útero.

King já admitiu que na época da morte de sua mãe ele desenvolveu uma grave dependência de álcool por mais de uma década. Ele também declarou que o personagem Jack Torrance, de “O Iluminado” foi baseado nele mesmo. Stephen cortou o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980, de acordo com ele, está sóbrio desde então.

Em 1999, o autor foi vítima de um acidente gravíssimo, atropelado durante uma caminhada no Estado de Maine, por um motorista distraído. Stephen King sofreu um traumatismo craniano, fraturas múltiplas e perfurações em um dos pulmões. Foi submetido à três cirurgias.

Seus livros já tiveram uma série de adaptações para televisão e cinema, sendo os mais famosos “Carrie”, com duas versões cinematográficas, em 1976 e 2013; “O Iluminado”, de 1980; “Conta Comigo”, de 1986; “O Nevoeiro”, de 2007”; “IT”, em 1990 e 2017 e “Cemitério Maldito”, em 2019.