Quem foi Brittany Murphy e por que sua morte intriga tantas pessoas até hoje?

Quem foi Brittany Murphy e por que sua morte intriga tantas pessoas até hoje?

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2021 às 21h10
hbo max

Há alguns ocorridos em Hollywood que até hoje levantam suspeitas e despertam a curiosidade do público. Um deles é a esquisita morte de Brittany Murphy, atriz cujos trabalhos mais famosos foram nos filmes As Patricinhas de Beverly Hills A Agenda Secreta do Meu Namorado.

Nesta quinta-feira (14), a HBO Max lançou o documentário especial dividido em duas partes What Happened, Brittany Murphy(O Que Aconteceu, Brittany Murphy?, na tradução literal), produzido pela Blumhouse Television e Pyramid Productions. De acordo com a empresa, a produção é "um retrato íntimo e profundo da personagem da atriz Brittany Murphy, indo além das manchetes para explorar as circunstâncias misteriosas que cercaram sua trágica morte aos 32 anos de idade".

What Happened, Brittany Murphy? apresenta novas filmagens de arquivos pessoais e entrevistas com familiares, amigos e pessoas mais próximas à atriz. O seriado promete ir além dos rumores dos jornais de fofoca para examinar o impacto do sexismo de Hollywood, a obsessão pelo corpo perfeito e as preocupações persistentes sobre o relacionamento dela com o marido Simon Monjack. Sensível e matizada, a docussérie explora o legado de um talento único, mas que nos deixou cedo demais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Pensando em te ajudar a maratonar a produção, o Canaltech reuniu algumas informações que você deve saber sobre Brittany Murphy antes de dar play no documentário da HBO Max.

Quem foi Brittany Murphy?

Brittany Murphy no set de As Patricinhas de Beverly Hills (Imagem: Divulgação / WarnerMedia)

Brittany Murphy-Monjack nasceu em Atlanta, em 10 de novembro de 1977. Ela foi criada apenas pela mãe em New Jersey e não demorou muito para se mudar para Los Angeles, visando dar início à carreira de atriz. Seu primeiro trabalho foi numa peça de Os Miseráveis, com apenas nove anos de idade. Aos 13, já possuia seu próprio empresário, que logo lhe arranjou seu primeiro trabalho na televisão na série Drexell's Class.

Não foi um início de carreira promissor, visto que a série durou apenas uma temporada e logo a atriz emendou um outro papel, também em outra série que durou apenas uma temporada. Em seguida, Brittany fez participações especiais em diversas sitcoms da década de 1990, como Blossom Frasier. No entanto, foi apenas em 1995 que sua carreira tomou uma virada promissora: o papel de Tai Frasier em As Patricinhas de Beverly Hills, longa de Amy Heckerling adaptado da obra de Jane Austen, Emma.

Tai Frasier é até hoje sua personagem mais famosa, eternizada pela icônica fala "você é uma virgem que não sabe dirigir", quando a personagem toma um posto de antagonista de Cher Horowitz (Alicia Silverstone). O papel abriu diversas portas para Murphy, como a oportunidade de estrelar Garota, Interrompida ao lado de Angelina Jolie em 1999; 8 Mile - Rua das ilusões, ao lado de Eminem; e Grande Menina, Pequena Mulher, com Dakota Fanning, em 2003.

Naquele mesmo ano, ela estrelou a comédia romântica Recém Casados ao lado de Ashton Kutcher, com quem assumiu um relacionamento em 2002 e, infelizmente, não durou muito tempo. Após o romance com Kutcher, Brittany noivou duas vezes: uma com o empresário Jeff Kwatinetz e outra com o assistente de produção Joe Macaluso, este último com o relacionamento sendo encerrado em 2006. No ano seguinte, Brittany se casou com o roteirista Simon Monjack.

A morte esquisita de Brittany Murphy e Simon Monjack

Simon Monjack e Brittany Murphy (Imagem: Divulgação / WarnerMedia)

No início dos anos 2000, Murphy perdeu uma grande quantidade de peso, o que fez não só as pessoas próximas da atriz, como também a imprensa, suspeitarem e darem início a rumores de que ela estaria viciada em cocaína. Brittany era anoréxica e, assim como diversas atrizes na época, havia uma pressão estética enorme sobre seu corpo e, sobretudo, seu peso.

Em 20 de dezembro de 2009, o Departamento de Bombeiros de Los Angeles foi chamado na residência de Brittany e Monjack às oito da manhã. A atriz foi encontrada no chuveiro da casa pela própria mãe, que declarou ter achado a filha totalmente inconsciente. De acordo com ela, Brittany teria passado o dia inteiro em seu quarto, fazendo intervalos para vomitar no banheiro. 

Sharon Kathleen Murphy revelou às autoridades que Brittany estava muito magra, mas duvidava muito de sua morte ter sido provocada pelo uso excessivo de remédios. Houve tentativas dos bombeiros de reanimá-la antes de transportá-la para o Centro Médico Cedars-Sinai, onde foi declarada morta às dez da manhã após uma parada cardiorrespiratória. Ela tinha 32 anos e a causa primária foi pneumonia e anemia, o que fez muita gente suspeitar ser decorrente da anorexia da artista.

Mas o que chamou mais atenção para a morte da atriz foi a morte de Simon Monjack, seu marido, cinco meses depois, no mesmo local. A Causa Mortis aparentemente foi pneumonia aguda e anemia profunda, basicamente a mesma de Brittany.

Em janeiro de 2012, o pai de Brittany entrou com um pedido no Tribunal Superior da Califórnia para fazer testes independentes com as amostras de cabelo da filha. Meses depois, um laudo emitido pelo laboratório The Carlson Company apontou níveis acima do normal de dez metais pesados no organismo de Murphy e Monjack. Desde então, houve suspeitas de que o casal, na verdade, teria sido envenenado. E aí surge a pergunta: por quem, exatamente?

What Happened to Brittany Murphy está disponível na HBO Max.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.